Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que foi “descoberto” que Bolsonaro será preso até o fim de janeiro de 2025

É falso que foi “descoberto” que Bolsonaro será preso até o fim de janeiro de 2025

Bolsonaro vai ser preso por Alexandre de Moraes até o fim de janeiro de 2025, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Patriotas descobriram que Bolsonaro será preso por Alexandre de Moraes até o fim de janeiro de 2025.

Análise

Agora, no início de 2025, um conteúdo alarmista está circulando em grupos de WhatsApp e em redes sociais. É um vídeo (que filma um portão de uma casa à noite) afirmando que o ex-presidente Jair Bolsonaro teria sua prisão decretada a qualquer momento pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.

A gravação aponta que a Polícia Federal já teria a ordem de prisão em mãos e que movimentos estariam se organizando contra essa suposta decisão. A gravação dá a entender que isso ocorreria em janeiro de 2025. Leia a transcrição:

uma boa tarde a todos boa tarde Patriotas Boa tarde de conservadores povo Guerreiro povo de fé que Deus abençoe a todos peço a todos vocês que ajudem a espalhar o máximo esse áudio para o máximo de grupos o máximo de pessoas Principalmente para o Agro e caminhoneiro pessoal

nesse exato momento nós estávamos participando de uma reunião o nosso grupo no sul do Brasil com alguns integrantes do centro e Nordeste do Brasil e nós já estamos sabendo sim 100% garantido tá hoje deveria ser feito a prisão do Presidente bolsonaro o papel o pedido né da prisão feito pela Polícia Federal já está em mãos do Xandão com cabeça de ovo

então nós estamos já movimentando comunicando várias pessoas todos os Patriotas Então esse é meu áudio mandando aqui no grupo e pedindo que todos vocês ajudem a compartilhar a qualquer momento a qualquer momento sim a polícia federal estará fazendo a prisão do presidente bolsonaro

Checagem

A história pode ter deixado algumas pessoas preocupadas (e outras animadas), mas é fake. Abaixo, esclarecemos três pontos levantados pelo boato:  1) Bolsonaro vai ser preso por Alexandre de Moraes hoje, em janeiro de 2025? 2) Qual é o contexto do áudio que fala que Bolsonaro vai ser preso? 3) As acusações contra o ex-presidente são reais?

Bolsonaro vai ser preso por Alexandre de Moraes hoje, em janeiro de 2025?

Não, isso é falso. A alegação de que a prisão de Jair Bolsonaro foi decretada é infundada. Essa história, contudo, apresenta elementos comuns a outros boatos similares: falta de evidências confiáveis, teor conspiratório e declarações vagas.

Além disso, não encontra vazão no cenário atual. De acordo com a CNN Brasil, ministros do STF minimizaram a possibilidade de uma prisão iminente, destacando que Bolsonaro tem direito a defesa nos processos em que é réu. Não há, até o momento, nenhum pedido ou decisão pública sobre sua prisão.

Qual é o contexto do áudio que fala que Bolsonaro vai ser preso?

O áudio parece ter sido gravado por uma pessoa sem acesso a informações confiáveis. É possível perceber incongruências e tom alarmista na gravação, que parece estar mais voltada a provocar comoção do que informar. Além disso, não há indícios de que o áudio tenha sido produzido recentemente, como sugerido pelo compartilhamento. O contexto é mais similar ao período do 8 de janeiro de 2023. Não conseguimos, porém, descobrir a data do vídeo com exatidão.

As acusações contra o ex-presidente são reais?

Bolsonaro enfrenta investigações e processos judiciais, o que é comum para figuras públicas após o mandato. Contudo, não há provas que justifiquem uma prisão imediata sem o devido processo legal. O STF, como qualquer órgão judicial, age com base em evidências e legislação vigente. Caberá a ele se defender.

Conclusão

A afirmação de que o ministro Alexandre de Moraes decretou a prisão de Jair Bolsonaro até o fim de janeiro de 2025 é falsa. Trata-se de mais um áudio alarmista que circula para enganar,  desinformar e, principalmente, inflamar bolsonaristas.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)