Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Fake news sobre roubo de uniformes da Light em Brás de Pina volta a circular na internet

Fake news sobre roubo de uniformes da Light em Brás de Pina volta a circular na internet

100 pares de uniformes da Light foram roubados em Braz de Pina em janeiro de 2025, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Bandidos roubaram 100 pares de uniformes da Light no depósito de Brás de Pina em janeiro de 2025 e estão assaltando casas no Rio de Janeiro.

Análise

Com notícias que apontam que bandidos foram presos com o uniforme da Light no Rio de Janeiro, uma mensagem voltou a circular nas redes sociais afirmando que 100 uniformes da Light foram roubados do depósito da empresa localizado em Brás de Pina (região norte da capital fluminense).

A história gerou preocupação, levando muitas pessoas a compartilharem o alerta para amigos e familiares se protegerem contra possíveis golpes envolvendo criminosos disfarçados de funcionários da Light. Leia a mensagem que está sendo compartilhada por aí:

Vamos divulgar. Assaltaram a base Braz de Pina da Light, renderam o almoxarifado e levaram 100 pares de uniformes da Light. Não abram os portões. Divulguem entre amigos e familiares, para que fiquem atentos.

Checagem

Por causa da notícia real (que vocês verão que não é bem assim), a história se espalhou na internet. Porém, se trata de uma reedição de um boato antigo. Vamos responder às principais dúvidas relacionadas ao tema: 1) Uniformes da Light foram roubados em Brás de Pina em janeiro de 2025? 2) Os homens presos com uniformes da Light os roubaram de algum depósito? 3) Como proceder para saber se um atendimento da companhia de energia elétrica não é um roubo?

Uniformes da Light foram roubados em Brás de Pina em janeiro de 2025?

Não, isso não aconteceu. Como falamos, a mensagem é mais uma fake news reciclada, compartilhada para gerar pânico entre a população. Em 2023, o Boatos.org desmentiu a história e a própria Light havia alertado para o boato por meio de suas redes sociais. Relembre o que foi escrito na época:

Circula nas redes sociais um boato sobre furto de 100 uniformes de eletricistas da Light. Esta informação não é verdadeira. A Light segue atenta à disseminação de fake news no intuito de esclarecer a população e garantir a segurança dos clientes e dos seus colaboradores. #LightInforma

Os homens presos com uniformes da Light os roubaram de algum depósito?

A mensagem coincide com uma notícia real recente sobre criminosos presos no Rio de Janeiro utilizando uniformes falsos da Light para cometer crimes, como o roubo de cabos de energia. Porém, se tratam que questões distintas.

Os uniformes utilizados pelos criminosos eram falsos, como apontado na reportagem do O São Gonçalo. Eles não tinham relação com depósitos da Light ou qualquer roubo de equipamentos autênticos da empresa. Além disso, não consta a acusação de assaltos a residências contra os homens presos.

Como proceder para saber se um atendimento da companhia de energia elétrica não é um roubo?

Apesar de a história ser um boato, é bom lembrar que prevenção nunca é demais. A melhor maneira é verificar com a própria companhia antes de permitir a entrada de qualquer suposto funcionário. No caso da Light, você pode entrar em contato pelo telefone ou verificar no site oficial. É importante lembrar que os colaboradores devem estar uniformizados e identificados.

Conclusão

A história do roubo de 100 uniformes da Light em Brás de Pina é falsa e já havia sido desmentida anteriormente. O caso recente de criminosos com uniformes da empresa não está relacionado com a suposta invasão ao depósito, mas sim a réplicas usadas para cometer crimes.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).