Boato – O TRE emprestou uma urna eletrônica para as eleições do Flamengo e, no final, Lula foi apontado como o vencedor.
Análise
Mesmo em um ano no qual não haverá eleições, o tema urnas eletrônicas continua permeando o meio da desinformação. Neste sentido, uma mensagem aponta para algo que teria ocorrido nas eleições do Flamengo.
De acordo com textos soltos que estão circulando em redes sociais de grupos mais conservadores, o TRE havia emprestado as urnas eletrônicas para as eleições do Flamengo. Porém, havia cometido uma “gafe” que denotaria uma fraude.
As urnas não teriam sido formatadas e, entre os candidatos Luiz Batista (BAP), Rodrigo Dunshee e Maurício Mattos, o vencedor teria sido Lula. Leia a mensagem:
O TRE emprestou 10 urnas eletrônicas para eleição do novo presidente do Flamengo. Foram 3 candidatos: Luiz Batista – BAP, Rodrigo Dunshee e Maurício Mattos. Divulgado o resultado: Venceu Luiz Inácio Lula da Silva Esqueceram de formatar as urnas.
Checagem
Não demorou para o conteúdo se espalhar entre aqueles que não acreditam nas urnas eletrônicas. Por isso, vamos analisar o caso respondendo às seguintes perguntas: 1) O TRE emprestou urnas eletrônicas para as eleições do Flamengo? 2) Lula foi considerado o vencedor das eleições no Flamengo? 3) É possível dizer que as urnas eletrônicas foram fraudadas para Lula ganhar?
O TRE emprestou urnas eletrônicas para as eleições do Flamengo?
É fato, como mostra esta matéria, que o TRE-RJ emprestou 10 urnas eletrônicas para as eleições do Flamengo. Não é a primeira vez que o tribunal empresta a urna para outros processos fora do período eleitoral. Porém, o resto da história é invenção.
Lula foi considerado o vencedor das eleições no Flamengo?
Não é verdade que Lula tenha sido vencedor por causa de um erro nas urnas. Como mostra esta matéria, o vencedor foi o candidato de oposição Luiz Batista, o BAP.
É possível dizer que as urnas eletrônicas foram fraudadas para Lula ganhar?
A história, que circulou em formato de “piadinha”, não passa de mais uma tentativa de desinformar sobre o processo eleitoral de 2022. Já falamos e já foi comprovado que não houve qualquer fraude no processo eleitoral na ocasião e todas as “provas” apontadas não passam de fake news.
Conclusão
É fato que o TRE emprestou urnas eletrônicas para as eleições do Flamengo. Porém, toda a narrativa que fala de fraude e vitória de Lula é falsa. É mais uma fake news sobre o assunto que viraliza por aí.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).