Boato – Um casal em uma Kombi da Sabesp estaria assaltando residências em fevereiro de 2025.
Análise
Alertas falsos relacionados à segurança pública sempre circulam na internet. É o caso de uma história de hoje que está circulando em São Paulo.
Voltou a circular em 2025 um alerta sobre um suposto golpe realizado por um casal que utiliza uma Kombi da Sabesp para invadir casas e assaltar moradores em São Paulo. A mensagem, compartilhada em redes sociais e aplicativos de mensagens como se fosse um comunicado da companhia, traz um tom alarmista e pede para que as pessoas fiquem atentas e compartilhem a informação. Leia a seguir:
COMUNICADO Se chegar uma kombi na porta de sua casa com um homem e uma mulher com uma pasta dizendo que veio tirar amostra de água para teste não atenda e nem deixe entrar porque é ASSALTO são bandidos, espalhe para toda a vizinhaça OK. estão usando uniforme da SABESP.
Checagem
O texto não apresenta detalhes sobre datas, locais ou qualquer evidência concreta sobre os crimes. Apenas traz uma mensagem genérica que já foi disseminada em outras oportunidades e é falsa. Para verificar sua veracidade, responderemos às seguintes perguntas: 1) Um casal em uma Kombi da Sabesp está realizando assaltos em residências? 2) O que foi dito na outra vez que a fake news sobre o casal na Kombi viralizou na internet? 3) O que a Sabesp falou sobre o assunto?
Um casal em uma Kombi da Sabesp está realizando assaltos em residências?
Não há qualquer registro oficial ou notícia confiável que confirme a ocorrência desses crimes. Mais do que isso, essa não é a primeira vez que essa história circula na internet. Em 2020, o Boatos.org desmentiu essa mesma mensagem, que, na época, citava a Cedae (companhia de abastecimento do Rio de Janeiro) além da Sabesp. O conteúdo era praticamente idêntico ao que voltou a circular agora.
O que foi dito na outra vez que a fake news sobre o casal na Kombi viralizou na internet?
Esse tipo de mensagem já foi visto em outras versões, mencionando falsos funcionários de diversas empresas, como provedores de internet, operadoras de telefonia e concessionárias de energia elétrica. A estrutura do boato segue sempre o mesmo padrão e, em nenhum dos casos, há provas de que os crimes tenham ocorrido.
O que a Sabesp falou sobre o assunto?
Em 2020, a própria Sabesp se manifestou em suas redes sociais negando qualquer registro oficial desse tipo de crime (na postagem, foi compartilhado o link do Boatos.org). No comunicado publicado no Facebook, a companhia afirmou que não havia nenhuma ocorrência registrada e alertou sobre a importância de verificar a identidade de funcionários antes de permitir sua entrada em residências.
Além disso, a Sabesp reforçou que não realiza coletas de amostras de água em domicílios sem prévio agendamento e que clientes podem confirmar visitas entrando em contato com a empresa. Outras empresas do setor também já emitiram comunicados semelhantes, reforçando que golpes desse tipo podem ocorrer, mas que o alerta sobre a Kombi da Sabesp é infundado.
Conclusão
A história de que um casal estaria cometendo assaltos em residências com o uso de uma Kombi da Sabesp é falsa. A mensagem já circulou anteriormente, foi desmentida em 2020 e, mais uma vez, não há registros concretos de que algo do tipo tenha ocorrido. Além disso, a própria Sabesp negou a veracidade do alerta.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)