Boato – 1 trilhão de dólares foi encontrado em um barraco na favela do Rio de Janeiro.
Análise
Nos últimos dias, uma história impressionante ganhou espaço em redes sociais como o TikTok e Threads: a alegação de que autoridades teriam encontrado 1 trilhão de dólares em um barraco localizado em uma favela do Rio de Janeiro.
Junto ao conteúdo, circula uma imagem mostrando uma enorme pilha de dinheiro, o que teria sido registrado durante a suposta apreensão. Leia a seguir o conteúdo que viralizou:
Uau oh my God! Um trilhão de dólares encontrados na favela do Rio de Janeiro. Para onde vai esse dinheiro? Adivinhal Devem ser falsificadas com Freedom Matters e outras 4 pessoas. ENCONTRADO BARRACO NO RIO COM 1 TRILHÃO DE DOLARES.
Checagem
A mensagem, que se espalhou rapidamente, levanta dúvidas sobre a origem do dinheiro e seu destino. Só que estamos diante de mais um fake. Para esclarecer essa história, vamos responder três perguntas: 1) 1 trilhão de dólares foi encontrado em um barraco na favela no Rio de Janeiro? 2) De onde veio a imagem que mostraria o 1 trilhão de dólares encontrado na favela? 3) Algo parecido já ocorreu?
1 trilhão de dólares foi encontrado em um barraco na favela do Rio de Janeiro?
Não há qualquer registro confiável que comprove a descoberta de 1 trilhão de dólares em um barraco na favela do Rio de Janeiro. Se tal fato tivesse ocorrido, seria amplamente noticiado por veículos de imprensa confiáveis. No entanto, nenhuma fonte jornalística ou oficial fez qualquer menção a essa suposta apreensão.
Além disso, esse valor é absurdamente alto para estar armazenado fisicamente em um único local. Para se ter uma ideia, 1 trilhão de dólares corresponde a mais de 4,9 trilhões de reais na cotação atual, um montante superior ao PIB de muitos países. A logística para armazenar essa quantia em cédulas seria extremamente inviável.
De onde veio a imagem que mostraria o 1 trilhão de dólares encontrado na favela?
A imagem utilizada no boato não tem relação com o Rio de Janeiro ou qualquer apreensão recente de dinheiro. Uma busca reversa revela que a imagem já circulou na internet em outros contextos e foi utilizada anteriormente para ilustrar casos sem conexão com o Brasil. Inclusive, a mesma cena pode ser encontrada em vídeos compartilhados por criadores de conteúdo, como este postado no Instagram.
Algo parecido já ocorreu?
Apesar de apreensões milionárias de dinheiro em espécie já terem ocorrido no Brasil, nada se compara à cifra mencionada no boato. O maior registro de apreensão de dinheiro vivo no Brasil aconteceu durante as eleições de 2024, quando a Polícia Federal confiscou 21 milhões de reais em diferentes operações, conforme noticiado pelo InvestNews. Esse valor é drasticamente menor do que o 1 trilhão de dólares mencionado na história falsa.
Conclusão
A história que aponta que 1 trilhão de dólares foi encontrado em um barraco na favela do Rio de Janeiro é falsa. Não há qualquer fonte confiável que comprove o caso, a imagem utilizada não é relacionada ao Brasil e o valor citado é irreal. Além disso, o maior registro de apreensão de dinheiro vivo no país está longe desse montante.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)