Boato – A vacina bivalente da gripe e Covid está sendo aplicada para matar pessoas em 2025.
Análise
Infelizmente, uma nova onda de desinformação está circulando nas redes sociais, espalhando medo sobre as campanhas de vacinação. Áudios atribuídos a médicos, enfermeiros e funcionários de casas de repouso afirmam que uma vacina bivalente, que misturaria as imunizações contra a gripe e a Covid-19, estaria sendo aplicada para matar a população.
A alegação sugere que a Pfizer estaria por trás de um plano global de extermínio e estão compiladas em conteúdos gigantescos em redes sociais. Leia algumas das mensagens e a transcrição de alguns dos áudios:
Versão 1: ALERTA GERAL: Ouçam com muita atenção as declarações tenebrosas sobre a nova vacina BIVALENTE. Inclusive com os mesmos ingredientes inseridos na vacina contra a GRIPE. Muitas sequelas e óbitos!!! NÃO TOMEM ESTAS VACINAS EM HIPOTESE ALGUMA! DIGAM NÃO A N.O.Μ! PRINCIPALMENTE AQUI NO BRASIL!!! Ver menos
Versão 2: ÁUDIO: FUNCIONÁRIA DE HOSPITAL ALERTA QUE TODOS LÁ TOMARAM A VACINA BIVALENTE E TODOS ESTÃ O PASSANDO MAL. MUITOS NÃO CONSEGUEM ANDAR”. Versão 3: Médica de B.HORIZONTE, alertando sobre a VACINA DA GRIPE adicionada com a VACINA BIVALENTE(DA COVID) ESSAS VACINAS ENTÃO SENDO UNIFICADAS EM UMA…DIZENDO QUE É A VACINA DA GRIPE. MAS ELA É VENENO.
Transcrição 1: Jean não deixe ninguém da sua família tomar a tal da bivalente pra covid tá? Que já está sendo aplicada. E não deixe nenhum idoso tomar nenhum, ninguém, ninguém, ninguém, né só idoso não tomar a vacina da gripe. Eles vão como as pessoas não querem tomar a vacina da covid eles vão enfiar a vacina da covid dentro da vacina da gripe. E todas duas vão ser fabricadas pela Pfizer
O objetivo é exterminar cinquenta por cento da população do mundo avise todos os seus contatos e avise seus contatos pra mandar pros contatos deles não tomemos esta vacina. Sobre hipótese alguma. Eu fui renovar minha carteira de habilitação. Não sei se já te contei isso. Se contei desculpa mas eu não estou lembrando. E o médico que me atendeu me disse que o que o consultório dele no momento a patologia que ele mais atende e está cheio de pacientes sequelados das vacinas da covid sequelados da vacina da covid né?
Não é sequelado da covid não. É das vacinas da covid. Tá? Porque as vacinas estão deixando muito mais sequelas do que a própria doença. Os que sobreviveram a doença tiveram e sobreviver estão bem as vacinas tem um mundo de sequelados. Ele disse que ele não tomou vacina nenhuma, não vai tomar e usou o tratamento precoce para todos os pacientes de covid que ele atendeu Como eu também usei. Só que ele, eu não perdi nenhum paciente. Só que ele usou o protocolo de Madrid, que é o tratamento precoce rigorosamente do primeiro ao último item. Eu só tive que entrar com anticoagulante pra dois pacientes lá do Rio Grande do Sul. Tá? O resto eu não precisei de usar anticoagulante não. Ele me disse que ele entrou com com o protocolo inteiro. Inclusive antes do ano pra todos os pacientes dele Não deixe ninguém se vacinar
Transcrição 2: Viu? Ei Ju só estou fazendo esse áudio porque eu estou aqui no Laite. Todos os funcionários e todos os idosos tomaram a vacina bivalente. E todos os funcionários estão passando mal. Febre, enjoo, vômito náusea, dificuldade pra andar, Ana Clara está com íngua. E segundo Ana Clara, Ana Clara tem um grupo de todas as instituições pra idosos do Brasil. E conversando com eles todas as pessoas dessas instituições também passaram mal.
Então pense duas vezes antes de tomar essa vacina, hein? Cuidado. E tem idoso aqui, Ana Clara não quer que fala ou não, mas eu vou falar. Tem idoso aqui que está sem andar. Que é tomou a vacina segunda-feira e está sem andar. Tá? Então você fica esperta, não vai nessa onda povo não, hein? Que eles tão querendo é matar o povo, é controle populacional
Transcrição 3: Cris você sabe que eu sou da área da saúde né e eu sou obrigada a tomar essa merda aí Cris e segunda-feira eu tomei a bivalente Cris eu passei tão mal tão mal tão mal eu tomei era 3 horas da tarde 7:00 horas eu tava na emergência do Conceição com sintomas de infarto eu saí de lá que é quase duas horas da manhã eu não sei o que que vai ser do meu corpo daqui a um tempo que provavelmente vai acontecer alguma coisa eu creio muito nisso
eu sei que sim esse veneno aí é horrível o próprio médico que me atendeu disso também que passou muito mal ele disse que que se sentiu exatamente como eu com a eminência de morte porque a gente já tá com tanta dosagem no corpo do Cristo por estar trabalhando na área da saúde ele te obrigam a gente porque se tu não quisesse tu não trabalho existe se demitem E aí eu preciso trabalhar como é que eu faço isso então é um crime que tão crime então meu marido chegar Acabou acabou acabou acabou eu não vou mais no meu celular nada no meu corpo que chega põe nas mãos de Deus e seja o que ele quiser para mim acabou não boto mais nada acabou
Transcrição 4: pessoal bom dia e quero relatar aqui o que está acontecendo na vida da gente estamos há uns 10 dias de muito inferno na casa de repouso onde a minha esposa trabalha foram depois da vacina Sabin valente na sexta-feira foram dois óbitos depois de 30 minutos aí novamente foi um inferno e um terror no final de semana muitos pacientes com várias alterações trombose quando dou
terça-feira aí novamente a gente vê mais de cinco residentes da Clínica foram levados até o hospital com febre altíssima uns tem que fazer hemodiálise de coisas que a gente não consegue entender a que ponto chegou e médicos não sabemos dizer o que tem é inacreditável isso para não ser muito alarinista tem que pesquisar fundo e aí descobri quem dos outros num num grupo de 260 clínicas de repouso é recorrente tudo isso ele tá acontecendo e a situação tá cada vez pior um infarto as pessoas que não conseguem mais andar direito porque os membros inferiores começaram a ficar começaram a ficar muito fracos que Deus nos ajude
Checagem
As mensagens têm um tom alarmista, falam em sequelas e mortes generalizadas e incentivam as pessoas a não tomarem as vacinas. Porém, são mais uma série de fake news criminosas, antigas e já desmentidas.
Para entender o que há de errado nessa história, vamos responder às seguintes perguntas: 1) Existe vacina bivalente com cepas da gripe e Covid juntas? 2) Estão dando a tal vacina bivalente, da gripe e Covid, para matar a população? 3) É seguro tomar os imunizantes para as duas doenças no mesmo dia?
Existe vacina bivalente com cepas da gripe e Covid juntas?
Não. Não existe nenhuma vacina bivalente que mistura gripe e Covid-19. A fusão dessas vacinas em um único imunizante ainda está em fase de estudos, mas até o momento não existe nenhuma vacina combinada contra gripe e Covid-19 aprovada e distribuída no Brasil ou em qualquer outro país.
A vacina bivalente que existe é a vacina contra a Covid-19, que protege contra a cepa original do vírus e contra variantes mais recentes, como a Ômicron. Já a vacina contra a gripe (que pode ser trivalente ou tetravalente) continua sendo aplicada separadamente e segue o cronograma do Ministério da Saúde.
Estão dando a tal vacina bivalente, da gripe e Covid, para matar a população?
Essa alegação não tem fundamento e se baseia em teorias da conspiração já desmentidas pelo Boatos.org em 2023 (temos os links aqui e aqui). A vacinação contra a Covid-19 tem um impacto positivo amplamente comprovado, reduzindo casos graves, internações e mortes.
Se houvesse um plano de extermínio, como alegado, a população vacinada já teria sido afetada em larga escala, o que não ocorreu.
Além disso, a afirmação de que a Pfizer quer reduzir a população em 50% já foi desmentida. A fala atribuída ao CEO da empresa foi retirada de contexto: ele mencionou a meta de reduzir pela metade o número de pessoas sem acesso a medicamentos, e não a população mundial.
É seguro tomar os imunizantes para as duas doenças no mesmo dia?
Sim. O Ministério da Saúde afirma que não há problema em tomar as vacinas contra a Covid-19 e a gripe no mesmo dia. Estudos da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) concluíram que a administração conjunta não aumenta riscos de efeitos adversos.
Anteriormente, havia a recomendação de um intervalo entre as aplicações devido à falta de dados sobre interações. No entanto, novas pesquisas confirmaram a segurança dessa coadministração. Leia a mensagem:
As vacinas podem ser aplicadas juntas? Sim. As vacinas contra a Covid-19 e influenza (gripe) podem ser aplicadas no mesmo momento em adultos e adolescentes acima dos 12 anos de idade. Segundo o Ministério da Saúde, um estudo da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) concluiu que não há nenhum risco em tomar as duas vacinas ao mesmo tempo. A possibilidade de ofertar estes imunizantes na mesma oportunidade é benéfica para a população, por promover uma proteção mais eficiente.
Antes não podia e agora pode? Quando os primeiros imunizantes contra a Covid-19 receberam autorização para uso emergencial, no final de 2020, ainda não havia tempo hábil para a realização de estudos que avaliassem possíveis reações à sua coadministração com outras vacinas, como, por exemplo, a de combate à gripe. Por esse motivo e por precaução, a recomendação inicial de autoridades reguladoras, programas nacionais de imunização e da Organização Mundial da Saúde (OMS) foi de respeitar um intervalo de tempo de 14 dias entre a administração de uma vacina contra a Covid-19 e qualquer outra vacina.
No ano seguinte, o Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas em Imunização (SAGE), grupo de especialistas que faz recomendações à OMS sobre imunizações, avaliou estudos divulgados sobre a aplicação simultânea de vacinas contra a gripe e a Covid-19. A conclusão foi de que não havia indícios de que essa coadministração poderia alterar a resposta do organismo a cada imunizante, nem potencializar a ocorrência de efeitos adversos. No Brasil, em setembro de 2021 e com base na recomendação de sua CTAI da Covid-19, o Ministério da Saúde atualizou suas recomendações e passou a não mais exigir um intervalo mínimo entre as vacinas contra a Covid-19 e as demais vacinas em uso no país.
Existe alguma restrição? Pessoas com doenças febris agudas, moderadas e casos confirmados de Covid-19 devem ter a vacinação adiada até o desaparecimento dos sintomas.
Conclusão
As mensagens que circulam sobre uma vacina bivalente que mistura gripe e Covid-19 para matar pessoas são falsas. Não existe essa vacina no Brasil, e os imunizantes seguem sendo aplicados separadamente. Trata-se de uma fake news antiga que voltou a circular online.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)