Boato – Funcionária de hospital alerta para aumento de casos de Covid-19, dengue, chikungunya e zika, ocultados pela mídia devido ao Carnaval de 2025.
Análise
Com a chegada do Carnaval de 2025, uma fake news clássica de quem não gosta muito da folia voltou a viralizar online. Um áudio tem circulado nas redes sociais, no qual uma mulher, que alega trabalhar em um hospital, afirma que os casos de Covid-19, dengue, chikungunya e zika estão em alta no Brasil.
Segundo ela, essas informações estariam sendo ocultadas pela mídia até o término do Carnaval, para evitar alarde entre a população. O conteúdo está sendo espalhado junto com outros áudios mentirosos que falam contra a vacina bivalente. Leia a transcrição:
Bom dia, Antônio, rapaz. Deixa eu te falar um alerta que eu tô trabalhando no hospital e se você puder avisar seus amigos, quem você puder, coloque máscara, estoque em álcool porque a covid está em alta de novo, não pode divulgar, vamos esperar passar o carnaval, dengue, chikungunya, zica está em alta, tá? que você puder, porque tem muita gente morrendo já dentro do hospital, mas não pode ser divulgado agora. Só depois que passar esse bendito o Carnaval.
Checagem
A mensagem gerou preocupação, especialmente entre aqueles que participam das festividades carnavalescas, mas é uma mentira criminosa. Para esclarecer as afirmações apresentadas no áudio, responderemos às seguintes perguntas: 1) Há alta de casos de Covid-19 em 2025 que está sendo escondida pela mídia por causa do Carnaval? 2) Há surto de dengue, zika e chikungunya sendo escondido pela mídia por causa do Carnaval? 3) Por que pessoas que são, normalmente, negacionistas estão divulgando este alerta sobre Covid-19 e Carnaval?
Há alta de casos de Covid-19 em 2025 que está sendo escondida pela mídia por causa do Carnaval?
Embora a Covid-19 continue presente no Brasil, os dados do Ministério da Saúde indicam uma estabilidade nos casos desde o início de 2024. Não há evidências de um aumento significativo em 2025 que esteja sendo ocultado pela mídia devido ao Carnaval. Além disso, o mesmo áudio já foi compartilhado em outros anos. Ou seja: sequer a pessoa que gravou se referia a 2025.
Há surto de dengue, zika e chikungunya sendo escondido pela mídia por causa do Carnaval?
Os casos de dengue no Brasil em 2025 apresentam queda em relação ao ano anterior. No entanto, alguns estados, como Tocantins e Pernambuco, registraram aumento nos casos, especialmente relacionados ao sorotipo 3 do vírus, que não predominava há mais de 15 anos. A mídia tem abordado essas questões, fornecendo orientações sobre prevenção e controle, como evitar água parada e utilizar repelentes. Portanto, não há ocultação de informações relacionadas a surtos dessas doenças devido ao Carnaval. Vale apontar, ainda, que não há indícios de surto de zika e chikungunya.
Por que pessoas que são, normalmente, negacionistas estão divulgando este alerta sobre Covid-19 e Carnaval?
Curiosamente, indivíduos que anteriormente disseminaram informações negacionistas sobre a Covid-19 agora compartilham alertas alarmantes relacionados ao Carnaval. Essa mudança denota uma estratégia para culpar eventos populares pelo aumento de casos, mesmo sem evidências concretas. Afinal, muitos dos que negavam a pandemia também não são, digamos, “fãs do Carnaval”.
Conclusão
As alegações presentes no áudio não só são falsas como também não fazem muito sentido. Tanto os dados oficiais quanto as informações divulgadas pela mídia indicam estabilidade nos casos de Covid-19 e abordam de maneira transparente os registros de dengue, zika e chikungunya. Ou seja: são mensagens alarmistas sem fundamento podem gerar pânico desnecessário e desinformação entre a população para cumprir interesses escusos.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)