Boato – Publicações afirmam que Ana Maria Braga morreu em abril de 2025 após ser picada por um escorpião em sua fazenda.
Análise
A apresentadora Ana Maria Braga é, há décadas, um dos rostos mais reconhecidos da televisão brasileira. Por estar constantemente na mídia e por sua forte ligação emocional com o público, seu nome vira e mexe aparece em boatos sobre saúde ou até mesmo sobre sua suposta morte. É o caso de hoje.
Em abril de 2025, passaram a circular conteúdos afirmando que Ana Maria Braga havia falecido após ser picada por um escorpião. As postagens apresentam versões contraditórias e até confusas, mesclando nomes e informações de diferentes pessoas, o que acende o alerta para uma possível manipulação ou criação de uma fake news. Veja abaixo a transcrição dos conteúdos que circulam por vídeos no TikTok:
Versão 1: INFELIZMENTE PERDEMOS A QUERIDA ANA MARIA. NOSSOS SENTIMENTOS AOS FAMILIARES. Morre agora amada apresentadora Ana Maria e a notícia deixa o país em choque. A Rede Globo confirmou em nota oficial a perda inesperada de uma das figuras mais queridas da televisão brasileira. Sua partida de forma tão brusca pegou a todos de surpresa e deixou uma imensa lacuna no coração dos fãs.
Versão 2: MORREU UMA GRANDE APRESENTADORA E A NOTÍCIA CHEGA DA APRESENTADORA ANA MARIA BRAGA Morreu uma das apresentadoras mais queridas e amadas e com muita dor no coração que anunciamos essa triste morte. Ana Maria Braga é uma jornalista, apresentadora de televisão, culinarista e personalidade de televisão brasileira. Começou sua carreira como jornalista na Rede Tupi de notícias da extinta Rede Tupi.
Agora presta atenção na notícia triste que envolve a apresentadora. No último sábado, 1º de fevereiro de 2025, a apresentadora Ana Maria Braga, de 75 anos, estava em sua fazenda na cidade de Bofete, região de Botucatu, São Paulo. Durante uma caminhada pela propriedade, ela acidentalmente pisou em um escorpião, sofrendo uma picada. Imediatamente, Ana Maria procurou atendimento médico no pronto -socorro do Hospital das Clínicas de Botucatu. […]
Checagem
Os vídeo são mais exemplos de caça-cliques que se aproveitam de fake news. Vamos fazer a checagem das publicações respondendo a três questões centrais: 1) Ana Maria Braga morreu em 2025 após picada de escorpião? 2) Como está Ana Maria Braga em abril de 2025? 3) Quem são Ana Maria Nascimento e Silva e Mayra Gomes Camp, nomes também citados nos conteúdos?
Ana Maria Braga morreu em 2025 após picada de escorpião?
Não. Apesar de uma das publicações afirmar que a apresentadora teria morrido após ser picada por um escorpião em sua fazenda, essa informação é falsa. Ana Maria realmente contou, em fevereiro de 2025, que foi picada por um escorpião ao ir ao banheiro, mas se recuperou bem do susto e seguiu com sua vida normalmente. A história foi relatada pela própria apresentadora no programa “Mais Você” e não houve nenhuma complicação mais grave.
Como está Ana Maria Braga em abril de 2025?
Ana Maria Braga segue ativa na televisão e em suas redes sociais. Ela continua apresentando normalmente o programa “Mais Você” nas manhãs da TV Globo e tem feito postagens frequentes em suas plataformas oficiais.
Nenhuma nota oficial foi divulgada sobre problemas de saúde recentes além do incidente com o escorpião, que foi superado rapidamente. Isso desmonta a ideia de que ela teria falecido após esse episódio.
Quem são as pessoas mencionadas pelo vídeo (Ana Maria Nascimento e Silva e Mayra Gomes Camp)?
A confusão nos textos se intensifica ao misturar nomes de pessoas diferentes. Ana Maria Nascimento e Silva foi uma atriz brasileira, falecida em 2015, conforme registrado na Wikipedia. Já Mayra Gómez Kemp é uma apresentadora de televisão espanhola, conhecida principalmente por seu trabalho nos anos 1980, e continua viva até o momento. O nome foi escrito de forma incorreta como “Mayra Gomes Camp” no boato, o que sugere mais uma tentativa de confundir o público.
Conclusão
As mensagens que circulam nas redes sociais afirmando que Ana Maria Braga morreu após ser picada por um escorpião são falsas. A apresentadora está viva, segue trabalhando e desmentiu o caso ao relatar o incidente que sofreu — e superou — em fevereiro. O boato mistura nomes reais e fictícios, gerando confusão e sensacionalismo infundado.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)