Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Bolsonaro simulou uso de sonda para enganar o público durante internação em 2025

É falso que Bolsonaro simulou uso de sonda para enganar o público durante internação em 2025

Bolsonaro usou sonda falsa por fora do nariz durante internação em 2025, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – Bolsonaro usou uma sonda fora do nariz para simular internação em 2025 e enganar a população. 

Análise

Nos últimos anos, após cada nova internação do ex-presidente Jair Bolsonaro, tem se tornado comum a circulação de vídeos e fotos que levantam dúvidas sobre a veracidade dos procedimentos médicos aos quais ele é submetido. As imagens, muitas vezes fora de contexto, acabam sendo utilizadas por críticos para sugerir farsas ou simulações.

É justamente o caso de um vídeo recente, que mostra Bolsonaro em uma cama hospitalar com uma sonda supostamente mal posicionada. A postagem, carregada de ironias e ataques pessoais, sugere que o ex-presidente estaria simulando o uso de uma sonda nasoenteral “por fora do nariz” apenas para enganar o público. Leia:

Versão 1: O grande farsante do Brasil. O cara usa uma sonda nasoenteral por fora do nariz, reparem que está acima. Ou seja, é apenas para enganar trouxa. E aparece tomando sopa? Então para que a sonda? O terminal do Eletrocardiograma está na clavícula. Jair Messias Bolsonaro Farsante

Versão 2: Jesus, livra o Brasil e o mundo, desse vagabundo, amém. Sonda quando é colocada no nariz, a pessoa não pode comer, nem beber nada, tudo é feito através dela. Uma pergunta aos prifissionais da Medicina, vocês já viram uma sonda instalada sobre o nariz, e não dentro dele ???

Checagem

Apesar do tom da história, estamos diante de mais um fake que, inclusive, utiliza uma imagem antiga. O conteúdo da postagem viral levanta três questionamentos centrais: 1) Bolsonaro usou uma sonda falsa na imagem que publicou quando estava internado? 2) Qual é o contexto da imagem que mostra o ex-presidente internado e se alimentando? 3) A internação de Bolsonaro em 2025 é falsa?

Bolsonaro usou uma sonda falsa na imagem que publicou quando estava internado?

Não há qualquer indício de que a sonda nasoenteral exibida em imagens anteriores de Jair Bolsonaro fosse falsa. A acusação de que ela estaria “colocada por fora do nariz” se baseia em uma imagem parcial, sem ângulo completo do rosto.

O detalhe é que a imagem viralizada sequer é atual: ela foi publicada originalmente em maio de 2019, como mostra este registro no Instagram oficial de Bolsonaro. Em outro ângulo da mesma data, é possível ver claramente a sonda posicionada de forma convencional, conforme mostra esta publicação.

Qual é o contexto da imagem que mostra o ex-presidente internado e se alimentando?

As imagens que circulam não são de 2025, como sugerem os boatos, mas sim de internações anteriores do ex-presidente, entre 2018 e 2020. Bolsonaro passou por várias cirurgias e internações após a facada sofrida em 2018.

Em muitas dessas ocasiões, ele fez uso de sondas e alimentação por via oral de forma alternada, como também evidenciado em outras postagens, como nesta imagem de 2024 e nesta outra publicação. O uso da sonda não anula a possibilidade de ingestão de líquidos ou alimentos leves, dependendo da orientação médica e da fase do tratamento.

A internação de Bolsonaro em 2025 é falsa?

Não. A publicação tenta dar a entender que Bolsonaro está simulando uma internação recente, mas usa uma imagem antiga e fora de contexto. Ele realmente passou por internações ao longo dos últimos anos em decorrência de complicações causadas pela facada sofrida em 2018.

A tentativa de descredibilizar essas internações desconsidera registros públicos, boletins médicos e a ampla cobertura da imprensa nacional. A acusação de farsa, além de politicamente enviesada, desinforma ao falsificar o tempo e o contexto da imagem.

Conclusão

A publicação que sugere que Bolsonaro usou uma sonda falsa para simular uma internação em 2025 é enganosa. A imagem usada é de 2019, e há registros complementares mostrando o uso correto do equipamento.

Além disso, ele passou sim por procedimentos médicos nos últimos anos. O conteúdo distorce o contexto, tira conclusões precipitadas e usa ataques políticos para reforçar uma tese sem base factual.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)