Boato – Chinês ficou com o corpo tomado por larvas de tanto comer sashimi. Cuidado!
Uma mensagem assustadora tem deixado as pessoas que gostam de comida japonesa com medo. A imagem que acompanha o texto mostra um prato de sashimi e um raio-X de um corpo cheio de larvas. Leia a história que conta o texto:
UM chinês apaixonado por sashimi – o famoso peixe cru japonês – ficou com o corpo absolutamente tomado por larvas depois de tanto ingerir sua comida predileta. Com dores no estômago e coceira na pele, o homem resolveu procurar atendimento médico, e as radiografias revelaram por que ele se sentia tão mal.
Segundo a equipe médica, o homem sofreu essa enorme infestação de larvas porque consumiu muito peixe cru contaminado com vermes da espécie Diphyllobothrium latum, pertencentes à classe Cestoda. Esse grupo também engloba a tênia (ou “solitária”), que causa a cisticercose.
…
Quando um ser humano é infectado, a larva vai dar origem a um verme adulto de até 15 metros de comprimento, o qual se instala no intestino da pessoa e passa a liberar seus próprios ovos. Novamente, os ovos vão dar origem a larvas, que podem infectar e comer outras partes do organismo, como fígado, olhos, coração e cérebro.
A história circula desde 2014 na internet. À época, foi publicada em tabloides britânicos e, consequentemente, em portais de notícia no Brasil. Depois de cair no esquecimento, ganhou força no Facebook no início de 2016. Mas o que tem de verdade ou mentira no estranho caso do chinês com o corpo cheio de larvas? Vamos aos fatos.
Para começar, a história é um tanto vaga. Não tem o nome do homem, nem da cidade. Apenas diz que é “um homem chinês”. A matéria também não tem nenhuma aspa de médicos falando do caso. Apenas uma história e uma foto.
Quando chegamos à fonte de informação da história descobrimos algo muito estranho. A reportagem original que fala de sashimi utilizou fotos de um raio-X de homem que comeu carne de porco contaminada. Este link fala do caso. O Snopes (site que desmente notícias falsas) também aponta para a farsa.
O erro na foto nos faz desconfiar seriamente que a história é falsa. Um site chinês pegou uma foto errada, fez um texto vago com uma história impressionante, foi copiado por sites em inglês, que foram copiados por sites em português e alguém postou no Facebook. E assim se disseminou o boato.
PS: Esse artigo foi uma sugestão das leitoras Carla Suelen, Simone Fernandes e Ana Carol. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.