Boato – Uma criatura gigante apareceu na praia de Grumarejo (Sergipe) no dia 14 de dezembro. Pescadores tiraram o animal morto da praia e biólogos estudam a espécie do bicho.
Com a mesma (ou quase a mesma) frequência de notícias reais, as notícias falsas se espalham pela internet. E por incrível que pareça, elas acabam ganhando força justamente pelas mãos dos leitores que acreditam e compartilham as informações. É o caso desta matéria, que surgiu em um site chamado “Kitop”e apontava para uma criatura estranha que apareceu na praia de Grumarejo, em Sergipe.
De acordo com o texto, que pode ser lido aqui, um animal estranho havia sido encontrado na beira da praia no dia 14 de dezembro de 2013 por pescadores. De acordo com a publicação, a população tirou algumas fotos do ocorrido e especialistas apontavam que a espécie nunca havia sido vista. Outro biólogo apontou que o animal tinha 13 metros, tinha cabeça de cobra e dentes muito afiados. Isso indicaria que seria um monstro do fundo do mar. Para terminar, a foto de pessoas espantadas com a criatura era mostrada.
Agora vamos aos fatos. Para começara a tal “praia de Grumarejo” não existe. Ao buscar sobre o lugar no Google, chegamos apenas à notícia do monstro na praia. Por fim, a questão da foto: trata-se de uma montagem. A imagem original é de homens pescando com uma rede e é da Praia do Meco, em Lisboa (Portugal).
A montagem não é nova. Já circula na internet desde 2012. Uma versão em inglês do hoax fala que a criatura é chamada Oarfish e que havia sido encontrada em Miami. Este link mostra um fórum no qual um internauta indaga sobre a veracidade da criatura. A resposta, é claro, é que se trata de um hoax. Com isso, podemos afirmar que a história da criatura gigante encontrada em Grumarejo (Sergipe) nada mais é do que uma trolagem de internet.
PS: esse artigo foi uma sugestão da leitora Marta Guerra. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.