Boato – O agro está escondendo arroz para superfaturar os preços, mas que Lula os deixou sem saída ao importar o produto.
Análise
Para além da questão do Rio Grande do Sul, o caso das enchentes no estado está gerando também impacto econômico. Um dos mais comentados é em relação ao preço do arroz.
Lá no início da crise, mensagens falsas apontavam que seria preciso “correr ao supermercados” para estocar arroz. Agora, há uma acusação contra o “agro” (nome designado para quem é produtor rural).
Um vídeo de uma mulher acusa o agronegócio de “esconder safra” para “superfaturar o preço do arroz”. O argumento estaria em uma suposta relação “causa-consequência.
De acordo com a tese, o agro havia dito que “havia perdido a safra de arroz” e por isso o preço iria aumentar. Depois, Lula teria anunciado que iria importar arroz para vender a preços baixos. Por fim, o agro teria “revelado” que não precisa importar porque há safra. Com isso, há a “conclusão”. Leia algumas das mensagens que circulam online:
Versão 1: AGRO ESCONDE SAFRA pra SUPERFATURAR ARROZ! Versão 2: O AGRO NÃO VALE NADA!! O AGRO É CRIMINOSO!! O AGRO É UM LIXO!!! Versão 3: AGRO ESCONDEU SAFRA para SUPERFATURAR arroz. Só não contava com a astúcia de Lula!
Checagem
Essa questão dos preços é muito sensível. Por isso, estamos aqui para realizar a checagem do conteúdo. Isso será feito respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) É verdade que o agro escondeu arroz para superfaturar o seu preço? 2) O roteiro da teoria sobre o agro e o arroz escondido faz algum sentido? 3) O preço do arroz não vai subir graças as ações de Lula?
É verdade que o agro escondeu arroz para superfaturar o seu preço?
A acusação carece de provas. Ao analisar o conteúdo em questão, não encontramos qualquer elemento que aponte que o “agro” disse que iria faltar arroz no Brasil.
Na realidade, o que houve foi uma fake news que apontava que o arroz do Brasil iria “acabar por causa das enchentes do Rio Grande do Sul” e que seria preciso estocar o alimento. Não há qualquer indício de campanha do agro.
O roteiro da teoria sobre o agro e o arroz escondido faz algum sentido?
Não faz. Vamos recapitular cronologicamente: depois que as enchentes ocorreram, o assunto “arroz” veio à tona (até com a desinformação). A partir daí, federações de arroz passaram a ser consultadas. Já na época, foi dito que cerca de 10% da safra seria perdida e que haveria 18% da safra para ser colhida. Em nenhum momento, foi dito que toda a safra foi perdida.
Neste cenário, o governo anunciou a importação de arroz. E, sim, houve uma reação de federações de arrozeiros contra a importação. Ela, inclusive, foi seguida com a garantia de que não haveria “competição de produtos”.
Não há, por exemplo, falas que apontam para subida de preços ou mesmo para perda total da safra por parte de agricultores.
O preço do arroz não vai subir graças as ações de Lula?
É difícil precisar. Talvez, se não houvesse o anúncio de importação de arroz, a população poderia seguir com a ideia errada de que deveríamos “estocar arroz”. Isso, sim, poderia fazer a procurar aumentar, a demanda diminuir e o preço subir.
Não podemos afirmar se o agro iria se utilizar das enchentes do Rio Grande do Sul para subir, sem nenhuma justificativa o preço do produto.
Conclusão
Boato sem comprovação 👎
Não há provas de que o agro disse que o preço do arroz não iria subir por causa das enchentes do Rio Grande do Sul, começou a esconder arroz e agora “voltou atrás”. Na nossa avaliação, a acusação entra como “boato sem comprovação”.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).