Boato – Uma semana antes de esfaquear professora em São Paulo, aluno apanhou de uma garota em público. Vídeo mostra ela dando tapas no moleque.
Na última semana, um caso chocante virou a principal notícia na mídia. Um aluno de 13 anos atacou colegas e professores em uma escola de São Paulo. Uma professora acabou morrendo. Agora, uma história relacionada ao caso está circulando na internet.
Um vídeo de um grupo de alunos assistindo, torcendo e vibrando enquanto uma garota dá tapas no rosto de um menino está circulando na internet junto a mensagens que apontam que o garoto seria o “moleque que esfaqueou geral na escola”.
O texto aponta ainda faz ataques a meninas que se aproveitam de sua condição, a cobertura midiática e também ao bullying escolar com o aluno. Leia algumas versões dos textos que circulam online (obviamente, não iremos exibir o vídeo aqui):
Versão 1: Aí o moleque que esfaqueou geral na escola porém, uma semana antes fizeram isso com ele… NÃO SE DEVE BATER NA CARA DE NINGUÉM… Essa GAROTA e certamente outros tantos coleguinhas acostumados a esculacharem seus PRESAS que pensam serem FRACAS mas não imaginam nas consequências…
Aí dado as circunstâncias, JOVEM (óbvio que não JUSTIFICA matar alguém), o JOVEM foi e fez essa merda matando a VELHINHA que não nada tinha haver com nada… A imprensa imunda NÃO irá na raiz do PROBLEMA senão vender sensacionalismo, terror, NARRATIVAS e anarquia… Se POVO não desligar a TV ficarão cada vez mais ESCRAVOS com DESINFORMAÇÃO desses lixooooooooooos…
Versão 2: Olha aí o garoto que esfaqueou geral na escola porém, uma semana antes fizeram isso com ele.😱😢😭 NÃO SE DEVE HUMILHAR NEM BATER NA CARA DE NINGUÉM, PRINCIPALMENTE EM PÚBLICO! Essa GAROTA e certamente outros tantos coleguinhas acostumados a esculacharem “SUAS PRESAS” que pensam serem FRACAS mas não imaginam nas consequências. A garota é culpada, e os outros são cúmplices! Se ele reagisse estava um batalhão pronto para massacrá-lo. Cadê os professores, ainda bem que apareceu o Sr. tudo indica que ele seria linxado ali.
Aí dado as circunstâncias – óbvio que não JUSTIFICA matar alguém, o JOVEM foi e fez essa merda matando a VELHINHA que não nada tinha haver com nada. A IMPRENSA IMUNDA NÃO irá na RAIZ do PROBLEMA senão vender sensacionalismo, TERROR, NARRATIVAS e ANARQUIA.🤬 Se POVO não desligar a TV ficará cada vez mais ESCRAVO com DESINFORMAÇÃO desses LIXOS! Com muita pena dele. 😭
Versão 3: Este é o moleque que esfaqueou geral na escola. Porém, uma semana antes, ele foi submetido a isso… Essa GAROTA, com apoio de tantos outros coleguinhas, se acostumou a esculachar e até torturar suas PRESAS, pensando serem FRACAS. Ela é culpada também? Ou não precisa de limite e punição por ser menor? A imprensa imunda NÃO irá na raiz do PROBLEMA, senão vender sensacionalismo e criar mais terror e NARRATIVAS. Se o POVO não desligar a TV, continuará como ESCRAVO da DESINFORMAÇÃO.
Aluno que esfaqueou professora em SP levou tapa na cara de garota em vídeo?
A narrativa não demorou para se espalhar em algumas redes sociais e, principalmente, no WhatsApp. Porém, o vídeo que está circulando nada tem a ver com a tragédia de São Paulo.
A mensagem e a ausência de notícias em fontes confiáveis sobre o tal episódio já nos ajudam a deixar muito desconfiados. Como um “bom boato”, a mensagem é vaga, alarmista, tem erros de português e não cita qualquer fonte confiável que confirme a informação.
Além disso, não consta que o rapaz “apanhou de uma colega” uma semana antes de realizar o ataque. Sabe-se que o rapaz realizou ameaças contra colegas, publicou ameaças públicas no Twitter e havia se envolvido em brigas em escolas. Não tem nada de ele “apanhar de uma colega”.
Ao buscar pelo vídeo, chegamos à realidade. Na realidade, o episódio da menina que deu tapas em um colega ocorreu na cidade de Manaus (no Amazonas). De acordo com esta matéria, um morador da região intercedeu para as agressões pararem e a escola tem um histórico de violência.
Ou seja: apontamentos sobre bullying, segurança nas escolas e até cobertura midiática merecem atenção. Porém, é preciso fazer ponderações: nada deveria servir de justificativa para mais violência. Ainda mais quando as justificativas são falsas.
Resumindo: é falsa a informação que aponta que o rapaz que esfaqueou uma professora em São Paulo havia apanhado de uma colega na semana passada. Os episódios não têm relação e a história é mais uma fake news que circula online.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | http://bit.ly/2AHn9ke |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | https://bit.ly/41sX0QS |
– Lista no Telegram | https://bit.ly/2VSlZwK |
– Siga-nos no TikTok | https://bit.ly/3yPELWj |
– Siga-nos no Kwai | https://bit.ly/3cUbEso |