Boato – Imagem compartilhada nas redes sociais mostra menina que chegou atrasada no Enem por dois anos seguidos, em 2016 e 2017.
No dia 5 de novembro de 2017, os portões dos locais de prova do Enem se fecharam pontualmente às 13h (horário de Brasília). Enquanto o sonho de muitos que esperavam por uma vaga no ensino superior chegava ao fim, a internet só tinha olhos para um tema: o show dos atrasados.
Todos os anos, estudantes chegam atrasados e não fazem a prova, e isso não é novidade para ninguém. Mas o que ninguém esperava era que alguém perderia o exame por dois anos seguidos. Isso mesmo! De acordo com informações repassadas no Facebook, no Twitter, no WhatsApp e em outras plataformas, uma menina conseguiu a proeza de chegar atrasada no Enem por dois anos seguidos. Leia o que diz a publicação:
Menina chega atrasada no Enem por dois anos seguidos?
Se isso não for azar, não sabemos o que é. Pelo menos, se fosse verdade. Mas a verdade é que essa informação é falsa. A tal menina não chegou atrasada em 2016 e 2017. Sem mais delongas, vamos aos fatos.
Antes de começar a desvendar o caso, saiba que o Enem já foi tema nas páginas do Boatos.org por algumas oportunidades. Já apareceram histórias sobre vazamento de redação, cancelamento de prova, de atrasados e até uma história sobre ação de extraterrestres no local de prova.
Voltando ao caso da “atrasadinha”. Para começo de conversa, as imagens não correspondem à aplicação do exame nos anos de 2016 e 2017, como indicam as publicações. Na verdade, ambas foram registradas na edição do Enem de 2010. Naquele ano, a estudante Camila Santos Silva foi a primeira candidata a chegar atrasada na Uninove da Barra Funda, em São Paulo
Isso pode ser facilmente constatado com uma simples busca na internet. Inclusive, devemos isso ao nosso leitor (identifique-se por favor) que desvendou o caso em questão de segundos e enviou a solução via WhatsApp.
Pois bem. Uma das imagens foi registrada pelo fotógrafo Daigo Oliva, do G1. Já a outra, onde a Camila aparece em um ângulo diferente, foi registrada pelo fotógrafo Thiago Bernardes, do Uol.
Sendo assim, podemos afirmar que a história da menina que chegou atrasada no Enem por dois anos seguidos é falsa. Não sabemos como ela está hoje, mas o fato é que as imagens não são recentes e são do mesmo ano. Esperamos, de coração, que ela já esteja formada na universidade que desejava.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.