Boato – O avião que caiu em Vinhedo (SP) teria sido sabotado por causa de médicos, Eduardo Bolsonaro ou advogada.
Análise
Depois de muitos anos, o Brasil presenciou um acidente trágico com aeronaves comerciais. No dia 9 de agosto de 2024, um avião da empresa Voepass (antiga Passaredo) do modelo ATR 72 caiu na cidade de Vinhedo vitimando 62 pessoas.
Não demorou para teorias malucas sobre as causas do acidente viralizarem na internet. Achamos três em comentários em redes sociais que merecem a nossa atenção.
A primeira aponta que o avião foi sabotado porque havia uma série de médicos a bordo. A segunda aponta para sabotagem por conta de o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, Eduardo, ter voado em um modelo similar. A terceira aponta que a sabotagem ocorreu por conta de uma advogada especializada em empresas aéreas estar a bordo. Leia:
Versão 1: Avião que caiu com os médicos. Terá sido um trágico acidente ou sabotagem?? Versão 2: Hum me lembro da queda de varios aviões e helicópteros caindo no Brasil, afinal teve avião da gol com 20 cientistas que acidentalmente bateu no Jato Legacy… mas Fab não tem c#lhao p atestar sabotagem ,nem a PF é capaz de investigar 15 MÉDICOS estavam no avião que caiu. Agora é saber se eles eram contra o experimento vacinal e a favor do tratamento imediato. Caso sim, não foi acidente.
Versão 3: TEMOS UMA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA NO PODER ACOSTUMADOS EM SABOTAGEM ; ESPERO QUE SE INVESTIGUE MUITO ;DEPOIS ENTREGAM AO STF E ESSES CHEIRADORES SENTAM EM CIMA DAS CONCLUSÕES COMO É DE PRAXE ; ME DESMINTAM SE ESTIVER MENTINDO ;
Checagem
As história se espalharam por meio de mensagens soltas e muito “diz que me diz”. Por isso, vamos explicar essa questão respondendo (na medida do possível) às seguintes questões: 1) É verdade que o avião caiu em Vinhedo por conta de sabotagem? 2) As três hipóteses que falam em sabotagem fazem algum sentido? 3) Qual foi a causa da queda do avião em Vinhedo?
É verdade que o avião caiu em Vinhedo por conta de sabotagem?
Não há nem provas tampouco indícios de uma acusação tão grave como esta (neste caso, o ônus da prova é de quem acusa). As investigações sobre as causas da queda do ATR 72 da Voepass ainda estão em fase embrionária, mas nada indica para uma “sabotagem”.
As três hipóteses que falam em sabotagem fazem algum sentido?
A hipótese enfraquece ainda mais quando nos aprofundamos nos supostos motivos da “sabotagem”. A tese que envolve médicos aponta que a “big pharma” poderia ter sabotado o avião por eles supostamente serem contra as vacinas contra Covid-19. A hipótese é completamente sem pé nem cabeça. Primeiro, porque é uma acusação contra a “big pharma” que não tem lógica. Segundo, porque nenhuma das vítimas teve um posicionamento contra a vacinação latente durante a pandemia.
A segunda, levantada por conta de Eduardo Bolsonaro ter viajado em um modelo similar de aeronave, também não tem lógica. Sequer o itinerário era o mesmo (a viagem do deputado era de São Paulo e São José do Rio Preto). A terceira, sobre a advogada, também não faz sentido. A empresa aérea vai ter muito mais problemas na Justiça após o acidente do que teria com a atuação dela.
Qual foi a causa da queda do avião em Vinhedo?
As investigações ainda estão em curso. Será preciso investigar o conteúdo da caixa preta para analisar os dados do avião. Há uma hipótese de problemas causados por um sistema de descongelamento das asas terem causado a tragédia, mas nada pode ser cravado. Nenhuma das investigações aponta, a priori, para sabotagem.
Conclusão
Boato sem comprovação 👎
As hipóteses que apontam que o avião da Voepass que caiu em Vinhedo tenha sido vítima de sabotagem são levianas e não têm muito sentido. Estamos quase marcando como fake news, mas vamos marcar como boato sem comprovação porque ainda não foi cravada a causa da tragédia.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).