Boato – Governo usa dados do CPF na nota para aumentar impostos dos brasileiros. Diga não!
Vamos entrar em acordo que o dinheiro tá complicado para todo mundo. Para piorar a situação, os preços, os juros e o pessimismo em relação à economia só aumenta no Brasil. A prova disso é que as pessoas estão achando teoria da conspiração em tudo. A última da internet fala do chamado “CPF na nota”.
Um texto que circula pelo Facebook desde agosto de 2015 aponta que o governo está dando um golpe de mestre nos brasileiros ao pedir o chamado CPF na nota (em alguns estados tem outro nome como, por exemplo, Nota Fiscal Paulista). De acordo com o texto, o governo usa os dados do CPF para aumentar o imposto das pessoas. Leia:
Para aqueles que sonham em ganhar algo do governo !!! PEGADINHAA DA DILMA
CPF NA NOTA?? DIGA NÃO !!
Isso é mais uma maneira de tirar dinheiro de nós brasileiros, o governo quer ter o controle de quando e quantos você ganha e gasta. Nós brasileiros somos ”ingênuo”, achando que vamos ganhar alguma vantagem com isso!! Não caía nessa de ganhar prêmios, desconto no IPVA etc..PENSA UM POUCO E ”REFLITA”
EXEMPLO: Se eu ganho R$ 1.000,00 por mês, e gasto R$ 1.500,00, eles vão ver que eu gasto mais do que ganho! E é claro que nós trabalhadores na maioria não ganhamos exatamente o que está registrado na carteira de trabalho é um pouco á mais, é um valor combinado. Ou, seja eles não sabem esse pouco que ganhamos a mais!
Por quê? É aí que está a questão?! Esse extra que ganhamos não tem DESCONTOS algum, não tem impostos! E agora, você entendeu? Vai ser mais um motivo para mais e mais aumentos de impostos, de tudo! Querem tirar mais um pouco da gente, esse pouquinho que ganhamos á mais todo mês. Não caía nessa!!! DIGA NÃO Á CPF NA NOTA!!
É flagrante que há muita informação errada no texto. Antes de falar na informação do CPF na nota, vamos a elas. A primeira é colocar a história na conta do governo federal (ou de Dilma). Na realidade, são os estados que cuidam (por enquanto) dos benefícios de isenção do CPF na nota.
A segunda informação errada está na de que “é claro que nós trabalhadores não ganhamos o que está na carteira de trabalho”. Na realidade, a informalidade tem diminuído ano após ano no país. O terceiro ponto é que o aumento de impostos nada tem a ver com CPF na nota. Ou você acha que é só para de pedir CPF na nota que o governo vai parar de aumentar impostos?
Além disso, os erros de português denotam que a história não foi lá muito bem apurada. Se você lê o Boatos.org sabe que erros e falta de fontes são dois dos grandes motivos para reconhecer um boato.
Dito isso, vamos explicar a verdadeira função do CPF na nota. De certa forma é para o governo ter um controle de ganhos e gastos no país. Mas o foco é com o comércio. O CPF na nota é uma forma de evitar que comerciantes não vendam produtos sem nota fiscal. Uma vez em que o comprador ganha descontos ao pedir nota, ele não vai deixar o comerciante vender as coisas “por fora”.
Nesta matéria do G1, um especialista diz exatamente isso: “O programa busca despertar o interesse dos consumidores para exigir a nota fiscal na hora da compra e a partir daí gerar créditos para eles. A exigência da nota fiscal também evita a sonegação”. Ou seja, não tem nada a ver com cobrar de quem compra.
Detalhe importante e que vamos reiterar: o CPF na nota fica a cargo dos governos estaduais e quem cuida dos gastos das pessoas físicas é a Receita Federal, que nada tem a ver com o programa. Ou seja, a Receita Federal (que cuida do Imposto de Renda) teria acesso aos seus gastos nem que quisesse.
Resumindo, a mensagem que circula no Facebook não passa de uma balela. Não existe problemas em pedir CPF na nota. Ao contrário, você vai ganhar até alguns benefícios com a ação.