Boato – Bandidos estão mandando boletos falsos de IPVA. Se você o pagar, o dinheiro vai para conta deles.
Confira a “versão IPVA 2017 do boato” clicando aqui.
Começa o ano e, junto com ele, as contas vêm junto. Como a coisa não está fácil para ninguém, o coração chega a doar para pagar IPTU, Imposto de Renda (daqui a pouco ele está aí) e IPVA. Para piorar, um texto que tem circulado na internet tem deixado as pessoas com menos vontade ainda de fazer o pagamento deste último imposto.
A história, que tem circulado por WhatsApp e Facebook, aponta que bandidos estão enviando boletos falsos para as casas das pessoas para que elas paguem IPVA. O texto alerta que se a carta chegar antes de janeiro, não é para pagar. Leia:
Cuidado com o IPVA se vir antes de janeiro, com data de emissão de janeiro. Não pague! Consulte o site do Detran, pois invadiram o sistema e se você pagar, o valor irá para a conta dos bandidos. A notícia, inclusive, apareceu no jornal e realmente as contas estão chegando antes. Avise quem tem carro…
Há, também, o seguinte vídeo:
Vc que é do Paraná cuidado não pague seu IPVA agora espere olha isso!
Posted by Clarice Chiampis on Wednesday, December 30, 2015
Por fim, o Estadão deu uma notícia falando sobre o “golpe do IPVA”:
Boletos falsos de cobrança bancária do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) estão sendo enviados para as casas dos contribuintes, alerta a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. O fisco também tomou conhecimento da existência de sites falsos que simulam a aparência da página da Secretaria da Fazenda na internet com o objetivo de colher informações do contribuinte para outras finalidades.
Nossa! Com tanta gente falando desse golpe do IPVA a história deve ser verdade, certo? O pior de tudo que é errado. Vamos começar desmentindo quem deveria informar.
Matéria do Estadão
A matéria do Estadão está erradíssima. Resolvemos buscar a tal nota da Secretaria de Fazenda de São Paulo para ver o alerta. E achamos apenas o desmentido do boato. Olha só:
Secretaria da Fazenda alerta sobre informações falsas em relação ao pagamento do IPVA 2016
…
O Fisco tomou conhecimento de boatos falsos circulando pela internet a respeito de contribuintes reclamando de receberem falsos boletos para pagamento do imposto, além da existência de sites que simulam a aparência da página da Secretaria da Fazenda com o objetivo de colher as informações do proprietário para outra finalidade.
…
Em caso de dúvidas, os contribuintes devem entrar em contato com a Secretaria da Fazenda por meio do telefone 0800-170110 (exclusivo para telefone fixo) ou pelo Fale Conosco disponível no site www.fazenda.sp.gov.br.
Avisos de Vencimento
A Secretaria da Fazenda já iniciou o envio de cerca de 18 milhões de avisos de vencimento do IPVA 2016. O aviso é apenas um lembrete – não é boleto nem guia de pagamento – e traz informações sobre o valor do imposto. A quitação deverá ser feita respeitando o calendário, de acordo com a placa do veículo.
Três pontos importantes: 1) O Estadão simplesmente inverteu a história. Em vez de alertar para o boato dos boletos falsos, “alertou” para o boleto falso. 2) A Secretaria de Fazenda de SP já mandou lembretes para pagamento. 3) Se você for de São Paulo e tiver dúvida, é só ligar.
Vídeo e alerta do Paraná
O cara do vídeo estava indignado. Não deveria. Esta matéria da RPC TV explicou se era fraude. A maior dúvida era a data de postagem do boleto. Porém, a Secretaria da Fazenda do Paraná enviou com antecedência os boletos. Confira o vídeo. Sendo assim, não há fraude no Paraná. Se você ainda tem dúvida, esse texto da Secretaria da Fazenda do Estado explica como fazer.
Alerta do IPVA “genérico”
Por fim, o primeiro texto. Não podemos afirmar que não há fraude em boletos. Porém, nada aponta que a carta do IPVA está sendo enviada por bandidos. E cá entre nós, o texto tem todas as características para credenciá-lo para um boato. Mas se você ainda está desconfiado, o G1 fez um serviço bem interessante e listou quais estados está enviando ou enviou boletos pelos Correios. Confere aqui neste link.
Resumindo: a história dos boletos é falsa e se espalhou até com uma ajudinha da imprensa. Porém, se você ficar desconfiado é só tirar a prova dos nove na Secretaria da Fazenda do seu estado. #ficaadica.
PS: Esse artigo foi uma sugestão dos leitores Mario Goto, Helena Goto (com grande colaboração dela) e Robson Moraes Almeida. Se você quer sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.