Boato – Campanha do Bradesco Seguros mostra um homem negro assaltando o celular de uma pessoa branca em banner.
Ao longo dos últimos anos, discussões sobre diversos temas sociais e relevantes para a sociedade começaram a ganhar visibilidade nas redes sociais. Com isso, essas discussões se tornaram cada vez mais acessíveis para as pessoas.
E isso tem promovido mudanças não só em nossas relações no dia-a-dia, como também na construção de propagandas mais inclusivas e menos preconceituosas. Exemplo disso são as inúmeras empresas que precisaram aprender e começaram a se adaptar a um mundo que tem aturado cada vez menos os preconceitos.
E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, o Bradesco Seguros teria cometido um ato racista em uma de suas peças publicitárias. Segundo a publicação, o Bradesco Seguros teria feito um banner onde um homem negro apareceria roubando um celular. Confira:
“Residencial bradesco Prime. Já imaginou um seguro para o seu aparelho celular que cobre a sua casa também? Que tal pagar a partir de R$ 74,26 10 parcelas ou R$ 704,30 anual. Cobertura por 12 meses. Essa cobertura é válida para todas as pessoas que residam no imóvel segurado tanto na rua quanto em casa. Além de contar com a Assistência Residencial Dia e Noite. bradesco seguros Com Você Sempre”.
Bradesco Seguros faz campanha usando imagem de homem negro realizando assalto?
A informação foi amplamente compartilhada nas redes sociais, em especial, no Twitter e causou indignação na internet. Apesar disso, a história não é real. A explicação fica por conta da origem da imagem.
Ao analisar o suposto banner, logo de cara percebemos algumas coisas estranhas na arte. Além do logo da empresa aparecer duas vezes, o banner não tem telefone de contato (uma informação básica em artes de divulgação). Se isso não bastasse, existe uma frase muito mal formulada: “pessoas que residam no imóvel segurado tanto na rua quanto em casa”. Ainda existe o “pequeno” detalhe de que o nome da empresa aparece em minúsculo em duas oportunidades.
É possível observar que a arte foi feita de maneira bem amadora. Por sinal, a foto usada na suposta publicidade é uma imagem que circula em diversos sites. E não encontramos o crédito da foto (o que seria estranho em uma peça publicitária).
Para completar, a própria empresa Bradesco Seguros desmentiu a informação. Em resposta à uma publicação, a empresa informou que o banner não foi feito pelo Bradesco Seguros e que repudia a suposta peça publicitária.
Por fim, não encontramos a tal campanha em nenhum lugar. Não é possível saber se algum consultor foi responsável pela arte (o que seria estranho, dado os erros e a falta de informações, como o contato) ou se alguém fez o banner como uma “brincadeira” ou como forma de prejudicar a empresa e compartilhou nas redes sociais.
Em resumo: a história que diz que o Bradesco Seguros fez um banner racista onde um homem negro aparece roubando um celular é falsa! A arte tem diversos erros, como o nome da empresa em minúsculo, uma frase sem sentido e a falta de informações, como o contato da empresa, denotando seu caráter amador. Além disso, a imagem usada na arte foi encontrada em diversos sites aleatórios na internet e sem crédito. Por fim, a própria empresa desmentiu a informação. Ou seja, a história não passa de balela.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.
Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | http://bit.ly/2AHn9ke |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | https://bit.ly/3vN6CET |
– Lista no Telegram | https://bit.ly/2VSlZwK |
– Siga-nos no TikTok | https://bit.ly/3yPELWj |
– Siga-nos no Kwai | https://bit.ly/3cUbEso |