Boato – Uma chuva tóxica vai atingir o Brasil nos próximos dias por conta da fumaça das queimadas.
Análise
A questão das queimadas no Brasil e a da fumaça decorrente delas está fazendo com que muitas preocupações relacionadas à saúde sejam suscitadas. Até a chuva, que seria um alívio, tem sido pauta.
Em redes sociais, tem circulado mensagens que apontam que está prestes a cair uma “chuva tóxica” nas cidades brasileiras por conta da fumaça das queimadas. O texto tem, ainda, uma série de dicas e assinatura da “Agência de Notícias ICL”. Leia:
Chuva Tóxica Devido à Qualidade do Ar, cidades com altos níveis de fumaça no ar terão nos próximos dias chuva tóxica, com fuligem do ar descendo junto com ela. Para proteger seres humanos e animais, é importante seguir alguns cuidados: evite a exposição direta, ficando em casa ou em locais fechados durante a chuva tóxica. Se for necessário sair, use roupas protetoras e, após o contato com a chuva, evite colocar as mãos na boca ou nos olhos. Monitore os alertas meteorológicos para se preparar adequadamente para a situação. Proteja a água potável, armazenando-a e evitando o consumo de fontes externas durante e após o evento.
Atividades ao ar livre devem ser limitadas durante a chuva tóxica, e os animais de estimação devem ser mantidos dentro de casa. Caso precise levá-los para fora, use protetores para as patas e garanta que comida e água dos pets não entrem em contato. Mantenha janelas e portas fechadas para evitar a entrada de poluentes, e se houver exposição, lave imediatamente a pele e as roupas. Para os animais, dê banho com água e sabão. Crie um ambiente seguro dentro de casa, utilizando filtros de ar e umidificadores que ajudem a melhorar a qualidade do ar interno.
Informe e eduque seus familiares e amigos sobre os riscos e a importância das precauções. Se houver sintomas de intoxicação, como dificuldade respiratória ou irritação na pele, procure imediatamente um profissional de saúde. Fonte: Agência de notícias Icl.
Checagem
Em meio aos caos que toma conta do país, o conteúdo se espalhou na internet. Porém, se trata de uma informação exagerada. Para checar o conteúdo, vamos responder o seguinte: 1) É verdade que vai cair uma chuva tóxica no Brasil nos próximos dias? 2) O ICL publicou um alerta contra chuva tóxica no Brasil? 3) As orientações publicadas no texto são válidas?
1) É verdade que vai cair uma chuva tóxica no Brasil nos próximos dias?
Não, não há registros de que vá ocorrer uma “chuva tóxica” no Brasil. O que houve, principalmente na região Sul do país, foi a ocorrência do que é chamado de chuva preta.
Para quem não sabe, a “chuva preta” é um fenômeno causado pela fuligem das queimadas, que se mistura à água, dando-lhe uma coloração escura. Isso não significa, necessariamente, que seja tóxica.
É claro que não é recomendado se expor a este tipo de chuva, mas o impacto foi menor do que o temido. Esta matéria aponta que o impacto da precipitação com fuligem não foi significativo na água do Rio Grande do Sul.
2) O ICL publicou um alerta contra chuva tóxica no Brasil?
Fizemos muitas buscas a respeito do assunto, mas não encontramos nenhum conteúdo do ICL (que não é um agência de notícias) relacionado a um alerta de “chuva tóxica”. Ou procuramos mal ou a informação teve uma falsa atribuição de fonte.
3) As orientações publicadas no texto são válidas?
A lista de orientações está mais relacionada a lidar com a fumaça causada por queimadas. As recomendações, como proteger-se da poluição e evitar exposição ao ar contaminado, são práticas de saúde pública para lidar com a fumaça, não com a “chuva tóxica”.
Por isso, vale reforçar que, durante os períodos de queimadas, o ideal é evitar atividades ao ar livre em locais com alta concentração de fumaça. Manter as portas e janelas fechadas e usar máscaras ao sair são boas medidas de proteção.
Conclusão
A mensagem sobre “chuva tóxica” é exagerada e incorreta. Embora a fumaça das queimadas possa prejudicar a qualidade do ar, o fenômeno não foi confirmado por fontes oficiais. O que houve foi a chuva preta.
Exagerado 🗣️
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).