Boato – O Conselho Regional de Enfermagem (Coren) anuncia que todos os enfermeiros e técnicos devem se apresentar ao Exército para serem enviados para missão dos EUA no Irã a pedido do presidente Jair Bolsonaro.
A cada dia que passa a tensão entre os Estados Unidos e o Irã só aumenta. Depois do ataque norte-americano que vitimou o general Qasem Soleimani e do revide iraniano atacando bases dos EUA no Iraque, o mundo continua apreensivo. E, de acordo com uma mensagem que circula online, os enfermeiros e técnicos de enfermagem brasileiros também devem ficar.
O texto, que está viralizando no WhatsApp e Facebook, aponta que o Conselho Regional de Enfermagem (Coren) convocou, a pedido do presidente Jair Bolsonaro, todos os enfermeiros e técnicos de enfermagem do Brasil para “auxiliar” os Estados Unidos em missão no Irã. A mensagem tem um link do G1 e de uma imagem. Confira o texto que circula online:
O COREN a pedido do presidente Jair Bolsonaro anuncia que todos os Enfermeiros e Tecnicos de enfermagem deverão se apresentar ao Exército para auxiliar na missão dos EUA no Irã
Coren anuncia que enfermeiros e técnicos serão mandados para missão dos EUA?
A mensagem se espalhou muito por aí e deixou muita gente em dúvida. Para acabar com essas eventuais dúvidas, a gente explica tudo para vocês: a história em questão não passa de uma balela.
Ao olhar a mensagem, já sabíamos exatamente do que se tratava. Trata-se de uma brincadeira de péssimo gosto; aliás) que se revela se você clicar nos links em questão. O texto que viralizou por aí segue uma lógica já batida em redes sociais.
Primeiro, a mensagem apresenta uma informação bombástica (em alguns casos, como o de hoje, desagradável). Depois, apresenta um link de um site de notícias que serve só para gerar um thumbnail na mensagem para, por fim, apresentar uma imagem do Tiririca falando “É mentira, abestado”. O vídeo abaixo explica.
Esse tipo de pegadinha já foi utilizada em fake news sobre morte de famoso, resultados esportivos (muitas vezes, aliás) e temas do cotidiano. Na última semana, a mesma pegadinha foi, por exemplo, utilizada em um texto que falava sobre convocação do Exército para a guerra no Irã.
Bem, já sabemos que o tal formato de pegadinha é mais do que manjado, mas, só por desencargo de consciência, resolvemos procurar por mais informações a respeito do assunto. Como era de se imaginar, nada encontramos encontramos em fontes confiáveis ou oficiais (Como os próprios Corens). Ou seja, a história surgiu do nada.
Resumindo: a história que aponta que o Coren (Conselho Regional de Enfermagem) está convocando enfermeiros e técnicos de enfermagem para ir para a missão dos EUA no Irã a pedido de Bolsonaro é falsa. De novo, cá estamos para falar que é mentira, abestado.
P.S.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.
Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | http://bit.ly/2AHn9ke |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | http://bit.ly/39Tje3u |