Boato – Uma das crianças feridas em Janaúba, Elisa Mirela Guedes de Lima, precisa de sangue AB negativo e o hemocentro não tem.
No dia 5 de setembro de 2017, uma das tragédias mais chocantes do ano aconteceu na pequena cidade de Janaúba (MG). Um homem entrou em uma creche, ateou fogo em crianças em idade pré-escolar, na professora e em si próprio. Até o momento da publicação deste texto, oito pessoas (seis crianças, a professora e o próprio autor da ação) morreram e dezenas estão feridas.
Em meio à comoção com o caso, algumas mensagens falsas se espalham via redes sociais. Uma delas é uma velha conhecida dos leitores do Boatos.org. O texto aponta que uma das meninas feridas na tragédia, Elisa Mirela Guedes de Lima, está precisando de sangue AB negativo e o hemocentro (no caso, o de Minas Gerais) não tem. Leia (reprodução de postagem do Facebook):
Criança ferida em Janaúba precisa de sangue AB negativo?
Em torno da tragédia, uma corrente de bem de formou. Porém, é preciso ter acesso a informações corretas para não atrapalharmos mais do que ajudarmos. E, no caso, esta mensagem que circula online é falsa. Vamos aos fatos.
O primeiro ponto que denuncia a mentira está no fato de se tratar de um boato antigo. O Boatos.org já desmentiu esta história da menina Elisa Mirela em algumas oportunidades (você pode ler aqui). Também gravamos um vídeo a respeito do caso. Assista abaixo:
Só explicando rapidamente, o caso de Elisa Mirela Guedes de Lima aconteceu em 2014, em Natal. Apesar de o sangue tipo AB ser receptor universal, ela precisava, de fato, do sangue por ser bebê e não ter risco de nenhuma reação. Elisa se recuperou, mas a mensagem foi se disseminando e se distorcendo. Um exemplo de distorção é esse que fala de uma criança de Janaúba.
O segundo ponto é que o próprio Hemocentro desmentiu a informação. De acordo com o Hemominas, não há necessidade de fornecimento de sangue em caráter emergencial em Montes Claros e Belo Horizonte. Porém, o hemocentro deixa claro que doações são sempre bem-vindas e quem quiser doar pode fazer o agendamento no site da instituição.
Resumindo: a história que aponta que há uma criança ferida na tragédia de Janaúba precisando de sangue AB negativo é falsa. Sangue sempre é bem-vindo, mas no momento é bem provável que o hemocentro não tenha estrutura para receber excesso de doações, principalmente de um tipo específico e que não é doador universal.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.