Boato – A embaixada dos EUA no Brasil terá nove andares subterrâneos e será uma espécie de bunker secreto.
Análise
Uma reforma no prédio da Embaixada dos Estados Unidos, em Brasília, tem causado polêmicas nos últimos dias. Depois de uma reportagem que falava sobre a reforma do prédio, começaram a surgir narrativas que apontavam que seriam construídos nove andares subterrâneos.
A partir daí, repercussões apontavam para teorias da conspiração que citavam “bunkers secretos” e até ataques à soberania nacional. Leia uma das mensagens que circulam na internet:
Assim será os nove andares subterrâneos da nova embaixada dos Estados Unidos em Brasília. A obra está orçada em mais de R$ 3 bilhões e será totalmente custeada pela Casa Branca. Qual a explicação para essa obra ?
Checagem
Não demorou para o conteúdo viralizar na internet e gerar consequências (como o pedido de esclarecimentos por parte de um deputado bolsonarista). Por isso, estamos aqui para realizar a checagem do conteúdo respondendo a algumas questões. São elas: 1) É verdade que a Embaixada dos EUA terá nove andares subterrâneos? 2) O que a Embaixada dos EUA falou sobre o assunto? 3) É possível inferir alguma teoria da conspiração em relação à reforma?
É verdade que a Embaixada dos EUA terá nove andares subterrâneos?
Não é verdade. Na realidade, a confusão começou a se dar quando uma matéria do Estadão apontou que a nova área da Embaixada dos EUA em Brasília teria um subsolo de 26 metros que seria equivalente a nove andares (não que teria nove andares). A partir daí, começaram a surgiu as teorias dos nove andares. O assunto se espalhou tanto que a Embaixada dos EUA no Brasil teve que desmentir a fake news e também corrigir os erros na matéria. A nota você lê no próximo tópico.
O que a Embaixada dos EUA falou sobre o assunto?
Diante das recentes publicações com informações incorretas sobre a construção da nova Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, a assessoria de imprensa esclarece que o edifício não contará com nove andares subterrâneos — terá apenas um. Essa informação incorreta parece originar-se de uma matéria que calculou erroneamente a profundidade e altura do novo edifício com base em sua fundação em estacas, projetadas para distribuir o peso do edifício com segurança. Essas estacas têm profundidades entre 10 e 30 metros abaixo do solo, em conformidade com as normas de construção do Governo dos EUA.
A modernização da Embaixada inclui a construção de um novo prédio no mesmo local, com apenas um pavimento abaixo do nível da rua, respeitando as características da paisagem original de Brasília. A nova instalação vai aumentar a capacidade de entrevistas de vistos em 40% e gerar um quarto da energia necessária para suas operações. Desde o anúncio do projeto, em 2015, o governo norte-americano tem trabalhado em estreita colaboração com o Distrito Federal e o Ministério das Relações Exteriores para obter as aprovações e licenças necessárias para o projeto.
De acordo com o porta-voz da embaixada, Luke Ortega, “a relação entre o Brasil e os EUA é sólida, mas também está em constante evolução. É evidenciada pela nossa significativa presença no país, como a sexta maior missão diplomática dos EUA no mundo”. Pedimos o apoio dos meios de comunicação para corrigir essa informação, garantindo que os brasileiros tenham acesso a dados corretos sobre esse importante projeto para os dois países.
É possível inferir alguma teoria da conspiração em relação à reforma?
Não. Na realidade, esse tipo de história de bunker secreto, túnel subterrâneo e outras coisas não passam de retóricas utilizadas para quem quer causar espanto ou ganhar likes e views em redes sociais.
Conclusão
Não é verdade que a Embaixada dos EUA no Brasil terá nove andares subterrâneos. A história é falsa, não tem muito sentido e foi desmentida até pelo próprio órgão.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).