Boato – Em casos de emergência, o encosto de cabeça do carro pode ser retirado para quebrar os vidros do carro.
Quem passa muito tempo dirigindo já passou por todo tipo de situação – das mais corriqueiras, como um pneu furado, bateria arriada, problemas com motor, até episódios mais graves. E é por isso que o “bom motorista” tá sempre preparado para qualquer situação.
Mas, como? A receita é simples: o encosto de cabeça do carro. De acordo com um post, que tem sido compartilhado no Facebook, o encosto é destacável e afiado e pode ser utilizado para quebrar vidros em caso de emergências. Leia o que diz a publicação:
Os encostos de cabeça de bancos dos carros são deliberadamente destacáveis e afiados, de modo que possam ser utilizados para quebrar o vidro do carro em caso de incêndio e/ou emergências.
Encosto de cabeça do carro pode quebrar vidro em emergência?
Um alívio. Se fosse verdade, sim. Mas, a verdade é que por mais verdadeira que essa “novidade” possa parecer, ela é falsa. Sem mais delongas, vamos entender o porquê dessa história não fazer nenhum sentido.
Primeiramente, não parece estranho o fato do encosto, que é um equipamento extremamente importante na proteção e minimização de consequências, em casos de alguma colisão, ser tão fácil de ser retirado?
Apesar de o texto afirmar que os encostos são fáceis de serem retirados, muitos vídeos na internet mostram que não é uma tarefa tão fácil. Já que é necessário o uso de ferramentas para retirá-lo. Além disso, o material não parece ser muito resistente.
Em outro vídeo é necessário retirar outras peças para finalmente conseguir retirar o encosto. Confira:
Ok. Já demonstramos que a história do encosto do carro não passa de mais uma falcatrua da internet, mas a título de curiosidade, saiba que quando posicionado corretamente o assento, além de tornar o percurso mais confortável, ele pode realmente ajudar a prevenir acidentes e melhorar a segurança em caso de um acidente.
Resumindo: o encosto de cabeça do carro não vai te salvar de um incêndio ou emergência. Ou seja, é mais aconselhável deixar um martelo no carro. Neste caso, parece que será bem mais útil.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão dos leitores Zinca Gabriele, Mahmud Ahmed e Robson Almeida. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato pelo site ou Facebook.