Boato – Estrangeiros estão dopando mulheres com livros de oração envenenados em shopping e outros locais.
Análise
Uma história que está sendo ambientada na cidade de Florianópolis tem se espalhado por diversas cidades do Brasil. O alerta sugere que estrangeiros estariam abordando mulheres e crianças em Florianópolis com supostas intenções suspeitas.
De acordo com o relato, ao tocar nos “livros de oração” apresentados por esses indivíduos, as vítimas sentiriam efeitos físicos negativos, como tontura e mal-estar. O alerta sugere que esse tipo de abordagem teria ocorrido no Shopping Vila Romana e em outros pontos da cidade. Leia a mensagem que circula na internet:
Recebi da minha filha: “- Mamães, um alerta para todas: uma amiga aqui do condomínio passou um grande susto no shopping vila romana. Um estrangeiro abordou dizendo que queria orar pela família, mostrando livros tipo de oração, coisas assim. Não deixem que se aproximem, não toquem em nada. Tem vários abordando mulheres com crianças em vários pontos de floripa.
A Ju começou a passar mal logo após tocar nos livros. Foi socorrida pelos seguranças do shopping, no dia seguinte foi a delegacia registrar o ocorrido. Espalhando o alerta ela descobriu que outra mãe passou a mesma situação em frente a chuvisco ali na beira-mar. Ela não sabe dizer se a intenção do cara era roubar, era sequestrar… em quantos trabalham. Não custa cuidar gurias, falem para as crianças mais velhas que saem sozinhas para se alertarem com esses estranhos. A Ju falou que na delegacia disseram para ela falar para o máximo de pessoas possível.”
Checagem
A mensagem, que tem todos os pré-requisitos para que se torne viral, não demorou a se espalhar em Florianópolis e outras cidades do Brasil. Por isso, estamos aqui para fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) É verdade que há um estrangeiro no Shopping Villa Romana dopando mulheres com um livro de oração envenenado? 2) É possível que uma pessoa seja dopada com um livro de oração envenenado? 3) Mesmo sendo boato, há alguma precaução em casos similares ao do shopping?
É verdade que há um estrangeiro no Shopping Villa Romana dopando mulheres com um livro de oração envenenado?
A mensagem tem todas as principais características de fake news na internet. Ela é extremamente vaga, alarmista, tem erros de português, pedido de compartilhamento e não cita nenhuma fonte confiável. Uma das maiores dificuldades da checagem é a falta de lastro no caso. Mesmo assim, alguma coisa é possível verificar.
Até o momento, não há registros formais ou boletins de ocorrência que confirmem abordagens suspeitas relacionadas a estrangeiros oferecendo livros de oração e causando reações físicas. Delegacias e a administração de shoppings, como o Shopping Villa Romana, normalmente emitem comunicados sobre ocorrências relevantes, mas não houve nenhum aviso oficial sobre essa suposta situação. Ou seja: no mínimo não há comprovação do boato.
É possível que uma pessoa seja dopada com um livro de oração envenenado?
Não há evidências que comprovem que o simples toque em objetos, como livros de oração, possa causar reações físicas imediatas como as descritas. Drogas que “desmaiam ao toque” não fazem muito sentido. Além disso, não há qualquer caso real comprovado (nem em Florianópolis nem em outro lugar) que fale sobre a tática.
Mesmo sendo boato, há alguma precaução em casos similares ao do shopping?
Se alguém quer cometer um crime em um local público, seja um shopping ou outro, ele vai fazer a abordagem de forma mais direta. Neste sentido, vale evitar locais ermos, andar de forma muito distraída neles (como com o celular na mão) e tentar andar acompanhado.
Conclusão
A história sobre estrangeiros abordando mulheres e crianças em Florianópolis com “livros de oração” e causando mal-estar não possui comprovação e apresenta características típicas de boatos. Esse tipo de relato muitas vezes surge para espalhar medo e desconfiança, mas não deve ser levado como um alerta real. No nosso conceito, é boato sem comprovação.
Boato sem comprovação 👎
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).