Boato – China vai construir a ferrovia transoceânica que vai ligar a China ao Brasil.
Análise
Nos últimos dias, notícias em alguns veículos de mídia esquentaram um projeto que está engavetado há anos: o da criação de uma ferrovia para facilitar as exportações do Brasil.
Neste contexto, algumas páginas estão divulgando que a rodovia ligaria o Brasil à China e se chamaria Transoceânica. A proposta é descrita como uma grande revolução na logística internacional, colocando os dois países em destaque no mercado global. Leia:
NOVA FERROVIA LIGANDO BRASIL E CHINA O megaprojeto da Ferrovia Transoceânica está prestes a revolucionar as rotas comerciais entre o Brasil e a China, conectando os dois continentes de forma inédita! Esta ferrovia promete transformar o cenário do comércio internacional, colocando Brasil e China em uma posição estratégica no mercado global.
Checagem
Existe, de fato, um projeto de Ferrovia Transoceânica, mas não é nada do que estão falando. Para checar o conteúdo, vamos responder o seguinte: 1) Uma ferrovia vai ligar o Brasil e a China diretamente? 2) O que é o projeto da Ferrovia Transoceânica? 3) Como estão as tratativas com a China para a construção da Transoceânica?
Uma ferrovia vai ligar o Brasil e a China diretamente?
Não. Parece óbvio falar, mas é completamente irreal a ideia de que uma estrada de ferro vá ligar o Brasil e a China. A distância mais “próxima” do Brasil e China é 16 mil km. A distância da rota da “ideia” (pelo Oceano Pacífico) é maior ainda.
Não há como construir uma estrada no mar que atravesse o mundo. Imagine como ficaria a manutenção ou o socorro de uma obra como esta. Na realidade, o fake é resultado de interpretações equivocadas sobre projetos logísticos envolvendo os dois países.
O que é o projeto da Ferrovia Transoceânica?
O que existe de fato é a proposta de uma ferrovia chamada “Bioceânica” ou “Transoceânica”. Este projeto pretende conectar o Brasil aos portos do Peru, no Oceano Pacífico, facilitando o acesso a mercados asiáticos, incluindo a China, por rotas marítimas.
Ou seja: a ferrovia sairia dos portos brasileiros e iriam até os portos do Peru. Isso daria a possibilidade de os produtos irem com mais facilidade para a China.
Como estão as tratativas com a China para a construção da Transoceânica?
A China demonstrou interesse em participar do financiamento e da construção do projeto da Bioceânica, mas o progresso ainda é limitado. Estudos de viabilidade estão em andamento, e questões ambientais, sociais e de financiamento dificultam o avanço rápido do projeto. Atualmente, não há previsão para sua execução.
Conclusão
Fake news ❌
A ideia de uma ferrovia diretamente conectando o Brasil à China é falsa. Não há qualquer planejamento ou tecnologia para construir tal projeto. O que existe é uma proposta de ferrovia que ligará o Brasil ao Peru, com potencial para facilitar exportações para o mercado chinês por via marítima. Porém, ainda incipiente.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)