Boato – Tiü França (Francisco Wanderley Luiz) morreu com um tiro de segurança depois de jogar rojão em sede do STF. Ele não tirou a própria vida.
Análise
O ataque à sede do STF que resultou na morte de Francisco Wanderley Luiz, também conhecido como Tiü França, já tem gerado diversas versões de “fatos alternativos”. Um deles aponta para uma suposta ocorrência.
De acordo com as versões da história, Francisco Wanderley Luiz teria apenas lançado “alguns rojões” na estátua do STF. A partir daí, ele teria sofrido um tiro por parte de um segurança e caído com a cabeça em cima do rojão. Ou seja: ele não teria tirado a própria vida e sim sido assassinado. Leia:
Versão 1: Aqui está a verdade. O cara foi na estátua e soltou uns rojões, os seguranças mataram ele com um tiro e ele caiu no chão com um rojão aceso q ele segurava e explodiu.Aí se fosse o Bolsonaro era um cidadão que a segurança presidencial matou “Genocida/assassino” Versão 2: AQUI ESTÁ A VERDADE! O CARA JOGA UM ROJÃO NA ESTÁTUA O SEGURANÇA MATA O CARA COM UM TIRO, ELE CAI E ROJÃO EXPLODE !
Checagem
Muita gente que resolveu tirar o peso de tudo que aconteceu começou a viralizar a versão. Por isso, vamos fazer a checagem do conteúdo. Para tanto, vamos responder o seguinte: 1) É verdade que Francisco Wanderley Luiz morreu assassinado com um tiro de um segurança? 2) Como o autor ao ataque ao STF morreu? 3) Francisco Wanderley Luiz foi apenas soltar rojões na estátua do STF?
É verdade que Francisco Wanderley Luiz morreu assassinado com um tiro de um segurança?
Não. O vídeo que está circulando como se fosse a prova (e que não iremos mostrar aqui por conta de se tratar de imagens fortes) não mostra nenhum momento em que um segurança “atira” no homem que realizou o ataque ao STF. Os estampidos são (como é possível ver em uma filmagem mais ampla) são de outras bombas que já haviam sido atiradas por ele.
Como o autor ao ataque ao STF morreu?
O vídeo também mostra claramente que o homem conhecido como Tiü França deitou em uma bomba e tirou a própria vida. A perícia no corpo ainda está sendo feita, mas a própria polícia trabalha com esta linha de investigação.
Francisco Wanderley Luiz foi apenas soltar rojões na estátua do STF?
Temos outra informação errada. Francisco Wanderley Luiz não foi ao STF apenas soltar um rojão na estátua. Ele estava com bombas de fabricação caseira, um extintor abastecido de gasolina e já havia falado que tinha como planos matar Alexandre de Moraes.
Conclusão
É falso que o homem que realizou o ataque ao STF tenha morrido com um tiro de um segurança. Francisco Wanderley Luiz tirou a própria vida e não foi “apenas” soltar rojões na estátua da Justiça.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).