Boato – Segundo o IMBRAIM, um furacão 4 vezes mais forte que Irma pode atingir o Brasil ainda essa semana.
O Irma, que deixou 38 mortos no Caribe e 6 nos Estados Unidos, chegou a ser um furacão de categoria 5, a mais alta da escala Saffir-Simpson. O Irma é o primeiro da história a manter por mais de 24 horas ventos de cerca de 297 km\h e causou destruição.
Depois do Irma, a ameaça agora é outra, de acordo com um texto que circula online. Segundo informações de um “notícias”, um furacão 4 vezes mais forte do que Irma deve chegar no Brasil nos próximos dias. Os bombeiros de todo país já se preparam para a chegada da tempestade. Leia o que diz a mensagem, publicado por alguns blogs:
Furacão 4x mais forte do que Irma deve chegar ao Brasil, prevê meteorologia?
O texto alerta para a chegada de um furacão 10 vezes mais forte que o Katrina, que devastou os EUA em 2005. Mas será mesmo que um furacão vai colocar o Brasil em alerta hoje? A resposta é não. Vamos aos fatos.
Pois bem. O primeiro ponto que denuncia a farsa está no fato de que o texto não passa de uma versão requentada de uma balela já desmentida em 2013. A segunda está no fato de que, assim como no boato antigo, o tal IMBRAIM (Instituto de Meteorologista Brasileiro Associado Internamente) nem existe.
Na época, o próprio Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esclareceu o caso e afirmou que não existia nenhuma ameaça no Atlântico Sul. O Climatempo e o jornal a Hora de Santa Catarina também desmentiram o caso.
Para além disso, saiba que a fonte não é lá essas coisas. Afinal, o site é figurinha carimbada nas páginas do Boatos.org. O “Revista NP” já publicou notícias como a do homem que ejaculou na passageira e foi espancado na cadeia e a revista inglesa elegeu Lula como o presidente mais corrupto do mundo.
Por fim, ao procurarmos informações sobre o assunto não encontramos nada, o que pode ser considerado, no mínimo, estranho já que se a notícia fosse real estaria estampada na capa dos principais meios comunicação do país.
Sendo assim, podemos afirmar que o furacão 4x mais forte do que Irma deve chegar ao Brasil é #boato. Ou seja, o alerta da tempestade catastrófica não passa de mais uma dessas histórias que circulam pela internet.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão do leitor R Sombrio e diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.