Boato – Ministro Gilmar Mendes está sendo investigado, em Portugal, por causa de seu enorme patrimônio
Análise
O nome do ministro Gilmar Mendes já esteve envolvido no olho do furacão em grandes casos do Supremo Tribunal Federal (STF). Mas coisa mudou.
De acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, o ministro Gilmar Mendes está sendo investigado, em Portugal, por causa de seu enorme patrimônio. Confira:
Versão 1: “Saber que André Ventura, do partido Chega!, quer investigar o patrimônio de Gilmar Mendes aqui em Portugal é o nosso grito de vitória. É saber que a gente… Tudo aquilo que viemos fazer aqui, todos os dias, está sendo ecoado, está sendo repassado pra pessoas que realmente têm o poder de fazer alguma coisa. Aí você diz pra mim assim: ai, isso não vai dar em nada, não vai dar em nada. Não vai dar em nada pra você, que vê as coisas, que não republica, que não manda pra frente pra que outras pessoas tenham a oportunidade de saber.
Mas você aqui, patriota, que vem cá e que compartilha, e que fala sobre isso, você tá fazendo o seu trabalho, o verdadeiro trabalho nos tempos atuais. Antigamente, a gente ia pra rua, não é verdade? Fazer o maior do fuzuê. Hoje não, hoje é briga e a batalha tá aqui, nas redes sociais. É nas redes sociais, que vai ter a mudança ou já está tendo a mudança. Uma grande mudança, da direita no mundo e no cenário atual. Fica aí esperto. Não deixa de compartilhar, porque quando você compartilha, mais pessoas ficam sabendo. Quanto mais pessoas falarem sobre o assunto, mais notoriedade a gente vai ter, tá bom?”.
Versão 2: “Portugal Quer Investigar Patrimônio de Ministro da Suplema Côrte Brasileira!”. Versão 3: “Gilmar Mendes sendo investigado em Portugal por causa de seu enorme patrimônio. Será que adquiriu tudo com o salário de ministro ou não ?”.
Checagem
A partir daí, resolvemos investigar um pouco mais a fundo essa história e agora vamos te explicar todos os motivos para não acreditar nela: 1) Há alguma ameaça de investigação de Gilmar Mendes em Portugal? 2) Quem falou sobre investigação de Gilmar Mendes em Portugal? 3) Há chances de o ministro do STF ser condenado em Portugal?
Há alguma ameaça de investigação de Gilmar Mendes em Portugal?
Para começo de história, precisamos explicar como uma investigação policial funciona em Portugal. Uma investigação policial é um procedimento que permite as autoridades investigarem se um crime aconteceu ou não (e se ele ocorreu, em quais circunstâncias), responsabilizar os autores e proteger as vítimas. E para que a investigação policial seja instaurada, é necessário que haja uma denúncia ou queixa.
Se você assistir ao vídeo ou ler a transcrição, vai perceber que a mulher fala que a investigação é uma “ameaça do líder do Chega!”, um partido de extrema direita de Portugal, feita pelo deputado André Ventura. Porém, ele não tem o poder de investigar e muito menos condenar.
Ao procurar por mais informações sobre o assunto, não encontramos nenhuma notícia ou relato de que André Ventura está investigando Gilmar Mendes.
Quem falou sobre investigação de Gilmar Mendes em Portugal?
Tudo começou após uma declaração do deputado Marcus Santos, um brasileiro que foi eleito deputado em Portugal. Ele afirmou que quando André Ventura for eleito primeiro-ministro de Portugal, eles vão investigar toda vida e todos os negócios de Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes no país.
A declaração ocorreu no Podcast do Canal Sérgio Tavares, que também contou com a participação de Oswaldo Eustáquio. Sérgio Tavares é um influencer português de extrema direita. Ele já entrevistou o ex-presidente Jair Bolsonaro e chegou a ser barrado no aeroporto de Guarulhos, por falta de visto de trabalho, quando veio ao Brasil fazer a cobertura do ato de Jair Bolsonaro, no dia 25 de fevereiro de 2024. Sérgio Tavares também é anti-vacina e defende pautas da direita.
Já Oswaldo Eustáquio é um jornalista e blogueiro apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele é investigado nos inquéritos das fake news e já chegou a ser preso, mais de uma vez, por desrespeitar as decisões do STF. Após ter sua prisão decretada por causa das investigações sobre as milícias digitais e divulgação de fake news, Eustáquio fugiu para a Espanha. Hoje ele é considerado foragido da Justiça brasileira.
Há chances de o ministro do STF ser condenado em Portugal?
É muito difícil. Primeiro, porque não existe nenhum indício de que o ministro Gilmar Mendes esteja envolvido com coisas ilícitas, em Portugal. Além disso, não existe nenhuma investigação oficial sobre esse assunto. Segundo, porque não é tão simples ele ser julgado, em Portugal. Ele só poderia responder no país por coisas que ele possui ou fez lá. Os negócios de Gilmar Mendes no Brasil serão julgados no Brasil.
Conclusão
Fake news ❌
O ministro Gilmar Mendes não está sendo investigado em Portugal por causa de seu patrimônio. A história começou a se espalhar nas redes sociais, após o deputado Marcus Santos, um brasileiro que foi eleito deputado em Portugal, afirmou em um podcast de extrema direita que Gilmar Mendes seria investigado, quando André Ventura for eleito primeiro-ministro, em Portugal. De acordo com Marcus Santos, o ministro Gilmar Mendes é uma pessoa “non grata”. Entretanto, não existe uma denúncia formal e muito menos uma investigação sobre isso. A ameaça ficou no podcast e não tomou forma.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).