Boato – Um homem em uma ambulância branca está sequestrando crianças para realizar o roubo de órgãos.
Análise
Sem dúvidas, um dos tipos de fake news mais perigosas que existe é o da falsa atribuição de crime a “cidadãos comuns”. Isso junto com o senso de justiçamento de algumas comunidades pode acarretar em mortes (como no caso de Fabiana de Jesus).
Uma história neste sentido está viralizando em cidades do interior da Paraíba, Sergipe, Bahia e Pernambuco (é possível que também esteja circulando em outros lugares).
Uma série de fotos, áudios e vídeos estão circulando na internet junto com mensagens que apontam que seria de uma denúncia gravíssima. Uma das imagens é de um menino machucado. Outra é de uma van branca e ainda há a foto de um homem.
Junto às imagens, há mensagens que apontam que o homem seria um sequestrador de crianças que se utilizava de uma ambulância branca e estava acompanhado de uma mulher. O objetivo seria o roubo de órgão. Leia mensagens e transcrições que acompanham o conteúdo:
Versão 1: Polícia Civil. Vamos investigar, vamos a Guarda Municipal aí apurar os fatos, a Guarda Municipal em alerta também. Eu com o carro suspeito parar o carro e abordar. Veio algum carro suspeito aí ó, essa abordagem de trânsito que acontece aqui na cidade de Gravatá, no município. E a que precisa se precaver. Isso é um apelo de uma mãe. Não é? Que quase teve sua o seu filho tomado nos braços dela. Não é? E a gente está arranhando aqui o menino. O menino está todo arranhado, viu? Tá? Porque foi violento, viu? E o cabra chegou com violência, pra querer levar uma criança de todo jeito. Gritou por socorro, os acorda se espantaram e desapareceram no na Lapa do Mundo. Não é? E fica aí o nosso apelo a quinta CIPM batalhão da polícia militar de Gravatá situado no bairro do Jucá.
Meus amigos que fazem a ronda policial. Aquele abraço a vocês. Deixa eu botar a tampa aqui o áudio dela falando sobre a característica do carro. Coloca novamente aí. Paulo Silva esse áudio que é muito importante. Vamos ouvir. Quem tem seus netos, seus familiares pra avisar eh ligar botar aqui tem outros grupo. Botar em outros grupo porque tem um carro. Um carro branco gente de ambulância. Ele está com dois homem dentro e uma mulher. Hoje meu neto. Ambulância. Meu neto abre hoje. Minha nora foi pra Pedra um fogão que tem uma aparência de uma ambulância. Né? Aí é que está. Atenção minha gente. Atenção Gravatá. Polícia Militar. Tem fiscal que se disfarça de entregador de mercadoria. É. Né? Quer esses fogão, quer esse essas Doblo né? Uns Fiatzinho exatamente. Pra fazer. Entrega de mercadoria. Aí a polícia tem que trabalhar, tem que parar, investigar, vocês são de ônibus, estão entregando o quê, né? Exatamente. Não tiver nenhuma mercadoria no carro de abordar que eles estão sequestrando crianças tentando sequestrar criança aqui em Gravatá. E não é só Gravatá não viu? Não. Já fiquei sabendo também que esse mesmo carro sim. Passou na cidade vizinha de Pombos. Já vem por ali. Articulando esse mesmo tipo de coisa. Não é? Atenção mamães. Atenção papai nos acompanhando nossas criança, aos colégios. Atenção Polícia Militar, atenção um guarda municipal de Gravatá vamos trabalhar, vamos fazer onda
Versão 2: Oh a bocada Fabiana aí oh. Já hoje aqui em Gravatá oh. Tomo com a febre atrás de menino pra pegar visse. Carro branco aí fechado que nem o que nem o carro da funerária está virado na miséria até dos menino. A mãe segurou o menino e aí puxaram pra cá. Situação ficou o menino. Ele lá no chão o menino gritou foi que o pessoal chegaram eles correram. Sem ter cuidado. Está virado no atrás de criança
Versão 3: Divulgam nós grupos q estão assassinando crianças matando elas tirando os órgãos para vender em outra cidade a mãe lutou contra o sequestrador para pegar essa criança o que Deus sabe o livramento que deu para essa mäe ele podia muito bem matar esse menino mas a mãe não deixou e também não deu tempo a mãe lutou contra o assassino É dois homens e uma mulher estão vendendo, era uma van preta e agora é uma van branca
Versão 4: Bom dial A sodo Passando aqui para Que esse carro está pegando crianças ninguém sabem praq Mas vamos evitar deixa as crianças sarem de casa Vamos evitar porta aberta Este camo ti ho marudio
Checagem
Precisamos nos atentar com casos assim porque podem resultar, sim, em mortes trágicas (como a que mencionamos no começo deste texto). Para contar a história e realizar a checagem do conteúdo, vamos responder a algumas questões: 1) É verdade que um homem em uma ambulância está sequestrando crianças? 2) Quem é o homem que está retratado como o sequestrador na ambulância branca? 3) O que fazer no caso de denúncias de sequestros de crianças como esta?
É verdade que um homem em uma ambulância está sequestrando crianças?
Para responder a isso, precisamos buscar pelo contexto da viralização do conteúdo. Tudo começou a junção de fotos com áudios que foram jogados por um senhora (que não foi identificada) no WhatsApp de diversas cidades. Tudo ganhou mais vazão quando um programa de rádio resolveu fazer um alerta público (sem checar a veracidade do conteúdo) e gerou mais um áudio viral para o WhatsApp.
Com a história se espalhando, a própria polícia de diversos municípios tiveram que vir a público para desmentir que estivesse ocorrendo o tal sequestro com ambulâncias. Para além disso, o homem retratado no vídeo teve que recorrer a autoridades para preservar a sua segurança.
Quem é o homem que está retratado como o sequestrador na ambulância branca?
Trata-se de um trabalhador do estado de Sergipe que teve que fazer um boletim de ocorrência. Ele esclareceu em um vídeo que se trata de uma fake news. Já um casal com uma van parecida com a que está sendo compartilhada também gravou um vídeo esclarecendo o boatos. Os dois vídeos foram divulgados no site Gazeta do Sertão:
O que fazer no caso de denúncias de sequestros de crianças como esta?
Não compartilhe, de forma alguma, uma denúncia de crime se você não tem certeza da veracidade. Conteúdos de caráter vago, tom alarmistas e falta de fontes confiáveis que comprovem o fato são um prato cheio para este tipo de viral.
Compartilhar ou não a imagem de uma pessoa não vai fazer com que você seja obrigado a ter mais zelo com as crianças. Vigiar os filhos é uma obrigação dos pais independentemente de ocorrências criminais em uma região.
Ou seja: a nossa dica é que você, ao receber um conteúdo deste, questione a fonte. Se ela for “desconhecida” ignore.
Conclusão
Fake news ❌
É falso que esteja ocorrendo algum tipo de sequestro de crianças por pessoas em uma ambulância em cidades do Nordeste do Brasil. A única ocorrência que presenciamos é a de que estão colocando vidas de pessoas trabalhadoras em risco por causa de uma fake news.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).