Boato – O Hospital do Câncer está fazendo um apelo. Repasse a foto de flores. A cada 10 pessoas que repassarem a imagem, a instituição vai ganhar a doação de 1 euro para poder ajudar.
Que a internet é um “poço de boas intenções”, ninguém pode negar. O que também não podemos refutar é o fato de que há muita gente que se aproveita dessas boas intenções para lançar mão de informações falsas. Na história de hoje, o “cenário” da balela é o “Hospital do Câncer” e o “instrumento” é uma foto de algumas flores.
De acordo com um curto texto que está viralizando por aí, o hospital do câncer vai ganhar 1 euro por cada vez que 10 pessoas repassarem imagens das flores para os seus contatos (não sabemos se no WhatsApp, Facebook, Instagram e outra rede social). “o hospital do câncer está pedindo para repassar essas flores porque a cada 10 pessoas que repassar eles ganham 1 euro para ajudar”, diz a mensagem.
Confira detalhes no link
Hospital do câncer pede para repassar flores porque a cada 10 pessoas eles ganham 1 euro?
Pelo que vimos, muita gente “obedeceu a ordem” e se prontificou a compartilhar a informação por aí. Mas será mesmo que procede a informação que aponta que o Hospital do Câncer vai ganhar a tal doação por causa da foto repassada? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.
A mensagem em si já nos faz ficar muito desconfiados. Para começar, ela nem fala nas circunstâncias da doação ou mesmo qual “hospital do câncer” ganharia a doação (caráter vago). Além disso, ela é apelativa e mexe com os sentimentos das pessoas (alarmista), pede compartilhamento e não cita fontes confiáveis. Ou seja: quase todas características de um boato online.
Vale dizer que esse tipo de história “repasse para ajudar a pessoas/instituição” é mais do que manjada na internet. Não foram poucas as vezes que desmentidos ocasiões em que fotos de crianças doentes tinham o tal pedido de compartilhamento (vale a pena ler esse artigo para você perceber o quão “sem noção” é esse tipo de boato). No vídeo abaixo, temos um exemplo:
Assim como explicamos nos tantos outros casos citados, há alguns motivos que fazem esse tipo de texto ser fake: 1) Não há como controlar o quão compartilhada é uma imagem no WhatsApp porque as mensagens são criptografadas. 2) Trata-se de um tipo de marketing que não faz muito sentido porque está incentivando a prática de spam.
Mesmo com tudo isso, resolvemos procurar pela tal história de “repasse de foto de flores” por doação. Como era de se imaginar, nada encontramos além da tal corrente no WhatsApp e Facebook. Não precisa dizer mais nada, né?
Resumindo: a história que aponta que o Hospital do Câncer vai ganhar 1 euro por cada vez que uma foto de algumas flores for repassada é falsa. Não passa de mais uma corrente falsa que insiste em se aproveitar da boa vontade de algumas pessoas para viralizar na web.
P.S.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.
Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | http://bit.ly/2AHn9ke |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | http://bit.ly/30ro2Jf |