Confira a retrospectiva de 2024 das fake news
Boato – Primeira-dama, Janja, encenou receber cachorro de militar no Rio Grande do Sul só para postar nas redes sociais
Análise
O trabalho de resgate de animais nas enchentes do Rio Grande do Sul causaram comoção. Milhares de animais, como cachorros, gatos e cavalos, foram resgatados por voluntários após dias de espera e fome.
E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, a primeira-dama Janja teria protagonizado uma cena, no Rio Grande do Sul, apenas para ganhar likes e visualizações. Segundo a história, Janja teria entregado um cachorro para um militar, que estava em um avião, e solicitado que, posteriormente, ele devolvesse o animal. Ainda segundo a publicação, Janja queria simular que estava acolhendo o cachorro para postar em suas redes sociais. Confira:
Versão 1: “Tome o seu Dramin e prepare-se para ver uma das cenas mais abjetas da história política brasileira. Janja entrega um cachorro para o militar para que ele simule que o está entregando para ela, apenas para que as pessoas filmem e divulguem nas redes sociais. A Janja é a cara do governo Lula”. Versão 2: “A CANALHICE DE SEMPRE Janja entrega um cachorro para o militar para que ele simule que o está entregando para ela, apenas para que as pessoas filmem e divulguem nas redes sociais. O RS virou um palco para esses farsantes”.
Checagem
Após a análise da história, resolvemos investigar um pouco mais o assunto e agora vamos te contar, em três etapas, os motivos para não acreditar nela: 1) Qual é o contexto do vídeo de Janja, o militar e o cachorro? 2) Janja encenou que estava adotando um cachorro que foi entregue por um militar? 3) Há outros boatos sobre a primeira-dama no contexto das enchentes do Rio Grande do Sul?
Qual é o contexto do vídeo de Janja, o militar e o cachorro?
O vídeo que aparece na história de hoje foi gravado no dia 18 de maio de 2024, na Base Aérea de Brasília (BABR). Na oportunidade, a Força Aérea Brasileira (FAB) estava carregando uma aeronave com cerca de 20 toneladas de ração e acessórios para pets, como camas, bebedouros e caixas de transporte.
Os produtos foram enviados para alimentar os animais atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Na ocasião, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou um ato simbólico antes do embarque. A primeira-dama Janja foi convidada. Janja compareceu à Base Aérea de Brasília (BABR) junto de crianças e cachorros.
Janja encenou que estava adotando um cachorro que foi entregue por um militar?
Não. Na realidade, o ato de Janja foi uma brincadeira. Na hora que Janja entregou o cachorro ao militar, é possível ver que o animal está animado e abanando o rabo. Quando o militar segurou o cachorro, ele resolveu fazer uma brincadeira. O homem anda para dentro da aeronave para não ter que devolver o cachorro (no sentido de: “olha que fofura, não vou mais devolver”). Mas é óbvio que tudo não passava de uma brincadeira.
O Projeto Comprova desmentiu a informação. De acordo com a página, a cena não foi combinada. O cachorro que aparece com o militar é a cadela Resistência, adotada por Janja, em 2018, no acampamento da Vigília Lula Livre, em Curtiba (PR). Já o outro cachorro que aparece nas imagens é a cadela Paris, também adotada por Janja e Lula. Veja o vídeo completo:
Há outros boatos sobre a primeira-dama no contexto das enchentes do Rio Grande do Sul?
Sim. As enchentes no Rio Grande do Sul proporcionaram muita desinformação nas redes sociais. A equipe do Boatos.org desmentiu algumas fake news sobre o assunto, como a história que dizia que Janja pediu para que o resgate do cavalo Caramelo esperasse até que ela chegasse ao local. Também a que indicava que Janja teria ido ao show de Madonna, em meio à tragédia no Rio Grande do Sul.
Conclusão
Fake news ❌
Janja não simulou cena com cachorro e militar no Rio Grande do Sul. O vídeo usado na história de hoje mostra a primeira-dama Janja em um ato simbólico, na Base Aérea de Brasília (BABR), no dia 18 de maio de 2024. Na oportunidade, a Força Aérea Brasileira (FAB) carregava um aeronave com doações para pets atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Na ocasião, Janja colocou sua cadela Resistência nos braços do militar. E o homem resolveu fazer a brincadeira. Não havia nada combinado.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).