Boato – Vídeo mostra lobisomem que foi capturado pela polícia. Relatos apontam que caso ocorreu no bairro de Cajazeiras (Salvador, Bahia), Tinguá (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) ou Rio de Janeiro.
Com a pandemia, crise política e todas outras questões tupiniquins, boatos “old school” têm ficado em segundo plano. Mas como toda regra tem uma exceção, uma história daquelas começou a circular no WhatsApp.
O vídeo de uma criatura das mais estranhas está circulando no WhatsApp acompanhado de áudios e mensagens que apontam que um lobisomem foi capturado pela polícia. O vídeo é sempre o mesmo. A única coisa que diverge nas versões é a origem do suposto local. Há mensagens falando que o vídeo foi feito no bairro de Cajazeiras (Salvador, Bahia), Tinguá (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro), Parque Paulista (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) ou mesmo no “Rio de Janeiro”. Leia:
Versão 1: Segundo informações passada a nossa página esse LOBISOMEM foi pego na reserva de Tinguá em Nova Iguaçu. O engraçado é que ele está em uma sala de uma casa ! Não era pra ele esta preso em uma jaula Versão 2: LOBISOMEM É CAPTURADO PELA POLICIA DO RIO DE JANEIRO Versão 3: Reza a lenda que no Parque paulista tinha um lobisomem Mito ou verdade ?Versão 4: Lobisomem aparece no bairro de Cajazeira em Salvador é localizada pela polícia militar
Vídeo mostra que lobisomem foi capturado pela polícia em Salvador ou no Rio de Janeiro?
O vídeo arrancou gritos de alguns e gargalhadas de outros. Independentemente da sua reação, o fato é que não se trata de um “lobisomem de verdade” tampouco é verdade que a polícia (seja lá de onde for) apreendeu o bicho.
As características da mensagem e histórico de boatos relacionados a “criaturas misteriosas” nos deixam muito desconfiados da veracidade da informação. Os relatos são vagos, alarmistas, com erros de português e não citam fontes confiáveis. Além disso, só falando em lobisomem, tivemos boatos desmentidos em 2015, 2016, 2018 e 2019.
Para além disso, tem aquela “questãozinha lógica”. Além de um lobisomem ser um ser irreal (uau, temos um Sherlock Holmes aqui), nas imagens a criatura está solta em uma sala (não era para estar em uma jaula?). Estranho, né?
Ao buscar pela história em questão, logo matamos a charada. A própria Polícia Militar da Bahia, por meio da página do Instagram, desmentiu que tenha “apreendido” um lobisomem e explicou que o vídeo da fera é de um trecho de um filme que se chama “Pampa Feroz”. Leia a mensagem (publicada no Instagram da PM):
A ASCOM da 3ª CIPM/Cajazeiras, vem por meio desta, esclarecer, que o vídeo que circula acompanhado de uma mensagem no aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas(WhatsApp) trata-se de FAKE NEWS e faz parte do trecho do filme “Pampa Feroz”, do diretor catarinense Petter Baiestorf, que compõe o longa colaborativo “As Fábulas Negras”, só com causos trash do folclore nacional. PMBA, uma Força a serviço do cidadão!
Resumindo: não é verdade que a polícia capturou um lobisomem que está no vídeo em questão. Além de a PM da Bahia ter negado a informação, o vídeo em questão é de um trecho de um filme e já foi identificado.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | http://bit.ly/2AHn9ke |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | http://bit.ly/3kWrohw |
– Lista no Telegram | https://bit.ly/2VSlZwK |
– Siga-nos no TikTok | https://bit.ly/38hcBcy |