Boato – Defesa Civil está em alerta para temporal com ventos que podem passar de 85 Km/h.
Esse texto foi enviado pelo leitor (e amigo) Luiz Cláudio Ferreira e o texto é da Agência UniCEUB. Se você também quiser enviar material colaborativo, entre em contato com a gente pelo site ou Facebook.
Circulou nas redes sociais e por mensagens de celular que poderiam haver rajadas de vento a mais de 60 quilômetros por hora e até tornados no Distrito Federal. No entanto, não passavam de boatos. O Instituto de Meteorologia (Inmet) desmentiu a notícia, embora confirme que deve chover nesta semana na região.
DEFESA CIVIL -alerta
Recebi de um amigo confiável
“Segue mensagem da Defesa Civil de DF:
Atenção a todos!!!
Entramos em estado de alerta operacional. O nosso trabalho no período chuvoso, provavelmente, começa nesta terça feira. Com ventos fortes, quedas de árvores, destelhamentos, etc. Estejam preparados.
Ventos: Terça podem passar de 65 Km/h.
Quarta podem passar de 85 Km/h.
Isto significa destelhamentos, no mínimo. Nao deixem seus carros debaixo de arvores, tendas e perto de outdoors terça e quarta.
Repassem!
Cuidado, gente boa, possibilidade de “chuva de pedra” .
De acordo com o meteorologista Amilton Carvalho, a chuva desta semana tem características normais para a época. “A defesa civil se preocupou, mas não é normal que aconteça em Brasília”, disse. O subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Sérgio Bezerra, explicou que é comum no período chuvas fortes, mas os profissionais estão prontos para minimizar possíveis danos materiais e humanos. Ou seja, a mensagem que circula na internet é falsa.
“Em casos de rompimento de adutores, ruas danificadas, quedas de ponte, existe uma articulação para responder o mais rápido possível”. As áreas de maior preocupação são as de periferia como as comunidades com maior área de risco, como Sol Nascente, a Vila São José, em Vicente Pires, Vila Rabelo e Fercal.
Reportagem de Deborah Fortuna
Nota do editor: o boato foi checado e editado para se adaptar ao site. A história circulou pelo WhatsApp não só no Distrito Federal como também em outros estados do Brasil como, por exemplo, em Minas Gerais.
Não é possível comentar.