Boato – O MST cortou bois vivos com motosserra em Santa Catarina durante uma invasão.
Análise
Um vídeo chocante está circulando já há tempos na internet. Nas imagens, um homem chega a uma fazenda e relata a uma outra pessoa que diversos bois foram mortos de forma cruel. De acordo com a narração dele, os animais foram cortados ao meio com uma motosserra.
Junto ao vídeo, há mensagens apontando que se trataria de uma obra do Movimento Sem-Terra (MST) e que o caso teria ocorrido em Santa Catarina. Leia algumas das mensagens que circulam online (não iremos exibir o vídeo aqui):
Versão 1: EM SANTA CATARINA — BOIS CORTADOS AO MEIO, VIVOS, COM MOTOSERRA… 😡😡😡 Coloquei o vídeo em preto e branco Para não ficar tão chocante ! Versão 2: EM SANTA CATARINA — BOIS CORTADOS AO MEIO, VIVOS, COM MOTOSERRA!! 😡😡😡 ENVIEM PARA OS JORNAIS E TVs DO EXTERIOR. O BRASIL E O MUNDO PRECISA SABER DESTAS BARBÁRIES DO MST, APOIADO PELO GOVERNO LULA. VIRALIZAR É OBRIGAÇÃO DE TODOS 😢😪 CRIMINOSOS! MST
Checagem
Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que os bois que estão no vídeo foram cortados ao meio com motosserras? 2) O caso dos bois cortados ao meio ocorreu em Santa Catarina e tem alguma relação com o MST? 3) Qual a história por trás do vídeo que viralizou?
É verdade que os bois que estão no vídeo foram cortados ao meio com motosserras?
Sim. Infelizmente, os vídeos que estão circulando na internet são reais e tratam de um caso no qual bois foram cortados vivos ao meio com o uso de aparatos como motosserras.
O caso dos bois cortados ao meio ocorreu em Santa Catarina e tem alguma relação com o MST?
Não O caso não ocorreu em Santa Catarina e nem tem relação com o MST. É possível ver na narração original que, em nenhum momento, a pessoa do vídeo cita o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra. Também é possível ver que o sotaque da pessoa não é de Santa Catarina.
Qual a história por trás do vídeo que viralizou?
Ao buscar pelo assunto, descobrimos que, na realidade, o caso ocorreu na Bahia. O crime, conforme aponta o Projeto Comprova, ocorreu na Bahia em 18 de abril deste ano. Na ocasiões, ladrões realizaram a matança para roubar a carne dos animais. Os oito acusados pelo crime roubaram a carne, mas tiveram que abandonar o fruto do roubo (estimado em R$ 80 mil) porque o caminhão atolou. Não há nenhuma ligação do MST com os homens que realizaram a ação criminosa.
Conclusão
Fake news ❌
É falso que os vídeo que estão circulando na internet sejam de membros do MST e que o caso dos bois cortados ocorreram em Santa Catarina. O caso ocorreu na Bahia e não tem relação com o Movimento dos Sem-Terra.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)