Boato – Existe um ET disfarçado de humano vivendo no Brasil e observando o nosso comportamento.
O Brasil é um país muito especial mesmo. Até na suposição de que há um ET se passando por humano no Planeta Terra o país escolhido? Isso mesmo, o nosso Brasil. Segundo um texto, divulgado na internet, a Nasa estaria fazendo um alerta aos brasileiros sobre a presença do extraterrestre entre a população.
O texto, na íntegra, diz:
Perigo: NASA diz que existe um ET disfarçado de humano morando no Brasil
NASA alerta o Brasil dizendo que existe um ET disfarçado de humano no meio do povo
Segundo a NASA, um extraterreste está no Planeta Terra, precisamente no Brasil, disfarçado de ser humano e observando o nosso comportamento. O governo americano comunicou o governo brasileiro, desta invasão, na tarde desta segunda-feira (2).
A Presidente Dilma não deu muita importância ao comunicado, achando que é uma mentira e até brincou: “Deve ser o Serra”. Já a oposição acha que o ET pode ser ela. Mas a NASA disse que o assunto é sério e o governo brasileiro não pode levar na brincadeira.
“Existe um ET no meio dos brasileiros e precisamos descobrir quem é, mas para isso precisamos da ajuda do governo brasileiro”, disse um funcionário da NASA.
A notícia sobre a possibilidade da existência de um ET disfarçado no Brasil foi publicada em fevereiro de 2014 e já foi compartilhada no Facebook por 79 mil vezes e recebeu mais de 2.000 comentários. Apesar da popularidade do post, trata-se de mais um caso de divulgação de hoax na internet.
Um pouco da popularidade se deve ao assunto. O mistério da existência de ETs sempre mexe com a imaginação da população. Mas se realmente existe ou não, não é essa notícia que esclareceu. O primeiro indício de que o texto é falso é a falta de precisão de informações.
Ele começa falando que o governo dos EUA avisou o governo brasileiro, mas quem é essa pessoa ou órgão do governo? Qual a prova encontrada? Qual o representante do governo brasileiro que recebeu o aviso? Não temos nada de jornalístico nisso aí.
Vale lembrar que a falta de fontes é um determinante para julgar se um texto é falso. E na notícia, em questão, a fala da informação principal, sobre a existência do ser de outro planeta é citada da seguinte forma: “disse um funcionário da NASA”, que funcionário? De que área? Fica bem difícil acreditar em uma notícia publicada desta forma.
Além disso, o texto foi publicado no site G17, famoso por divulgar notícias falsas e com caráter humorístico. E não á a primeira vez que o portal de falsas notícias publica matérias sobre polêmicas sobre extraterrestres e NASA. A notícia foi publicada em 2013 e o título é “NASA confirma contato de ET ameaçando os terráqueos por causa do barulho”.
Por fim, os únicos sites que publicaram esta notícia foram blogs e sites que postaram exatamente o mesmo texto do G17. Nenhum veículo sério e verídico foi atrás para desvendar esta pauta.
Ou seja, a notícia sobre a presença de um ET disfarçado aqui no país é falsa. Mas fique de olho, nunca se sabe se aquele seu amigo estranho, que parece de outro planeta, é mesmo humano e se aquele objeto estranho no céu não é um disco voador. Mistério.