Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > É falso que cineasta Pablo Villaça tenham morrido aos 50 anos após sofrer um mau súbito na rua

É falso que cineasta Pablo Villaça tenham morrido aos 50 anos após sofrer um mau súbito na rua

Pablo Villaça morreu após ter um mau súbito enquanto andava na rua, diz boato (Foto: Reprodução/Internet)

Boato – O cineasta Pablo Villaça morreu aos 50 anos após sofrer um mau súbito na rua e que g1 deu a notícia.

Análise

Uma história movimentou alguns perfis em redes sociais chegados à discussão política no dia 1º de agosto de 2024. Um suposto print de uma notícia do portal g1 passou a ser compartilhado como “verdade absoluta” por algumas pessoas (inclusive com perfis influentes).

De acordo com a “notícia”, o “cineasta” Pablo Villaça teria morrido aos 50 anos após ter um mau súbito enquanto caminhava na rua. Leia o conteúdo que está na imagem que circula online:

Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos

BRASIL Morre o cineasta Pablo Villaça Ele estava andando na rua quando teve um mal súbito e caiu de repente O escritor e cineasta Pablo Villaça, 50, teve um mal súbito quando andava na rua perto de sua casa. Chegou a ser socorrido, mas já estava sem vida.

Checagem

Como falamos, o conteúdo circulou com força entre perfis segmentados. Porém, é uma fake news das grossas. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder a algumas questões. São elas: 1) Quem é Pablo Villaça? 2) É verdade que Pablo Villaça morreu? 3) O g1 deu a tal notícia falsa?

Quem é Pablo Villaça?

Pablo Villaça é um crítico de cinema, escritor e palestrante brasileiro. Ele é conhecido por seu trabalho como crítico de cinema no site Cinema em Cena, que fundou em 1997, tornando-se um dos primeiros sites brasileiros dedicados à crítica cinematográfica. Villaça também é ativo nas redes sociais, onde compartilha suas opiniões sobre filmes e outros assuntos culturais e sociais.

É verdade que Pablo Villaça morreu?

Não. Ao buscar por qualquer informação sobre a morte de Pablo Villaça, nada encontramos em fontes confiáveis. A morte foi, inclusive, desmentida pelo próprio crítico de cinema (que até ironizou o fato de ter sido chamado de cineasta). No X, ele escreveu o seguinte: 

Acordei hoje com a notícia muito triste da minha morte precoce em função de um mal súbito que, segundo bolsonaristas, foi provavelmente causado por vacinas. Deve ser verdade, pois foi espalhada pelo WhatsApp e pelo perfil oficial desse cara pra quase 300 mil seguidores. Gostaria de aproveitar esse triste momento para uma correção: embora tenha dirigido dois curtas, não sou cineasta. Peço que corrijam para “escritor”, “crítico de cinema” ou “astro do OnlyFans”.

O g1 deu a tal notícia falsa?

Não. Na realidade, a mensagem em questão se utilizou de um print falso do portal de notícias da Globo. Não consta no g1 nada sobre o notícia. Muito provavelmente, ela foi criada em um aplicativo especializado em criar notícias falsas com layouts de portais de notícias (antigamente, se fazia isso mudando o código fonte, mas o processo foi facilitado).

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Pablo Villaça tenha morrido por conta de um mau súbito. A história surgiu de um print falso e foi desmentida pelo próprio cineasta, ops, crítico de cinema.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).