Boato – Após onda de crimes contra ciclistas no Rio de Janeiro, OAB quer evitar assaltos proibindo pessoas de usarem bicicletas.
O Rio de Janeiro ficou em alerta com os sucessivos casos de crimes com facas e a morte do ciclista (e médico) Jaime Gold. Discussões tomaram as redes sobre a maioridade penal, a criminalização das armas brancas em um furor em busca de soluções.
Pois como concluímos há pouquíssimo tempo, pouquíssimo mesmo, boatos seguem o fluxo e adoram o assunto do momento. Sendo assim, cá estamos para falar sobre a comissão de emergência da Ordem dos Advogados do Brasil, criada para sugerir métodos de combate e restrições dos latrocínios (roubos seguidos de morte).
Segundo a história discutida na web, a OAB defende que civis devem evitar possuir bens e que civis deviam ser proibidos de andar até com dinheiro. Confira parte do texto:
Rio de Janeiro – Em virtude do aumento do número de latrocínios, a OAB formou uma comissão especial de emergência para sugerir textos, projetos de leis e emendas constitucionais ao congresso brasileiro.
Segundo os especialistas, a melhor solução é evitar possuir bens, ou ao menos, evitar que se usem em público para que assim se combata a criminalidade.
Alguns especialistas em segurança defendem até mesmo a proibição do porte de dinheiro por civis, o que segundo eles diminuiria o número de latrocínios de forma considerável.
“Bicicletas são bem de consumo e algumas são caríssimas. Queremos que todos possam ter bicicletas, mas, enquanto não é possível para todos, estamos estudando a possibilidade de proibir a ostentação e o uso de bicicletas em todo o Brasil como medida preventiva e de proteção às pessoas que não podem ter bicicletas.”
[…]’
Sem rodeios ou meias palavras, claro que essa história é mentira. Mais uma vez trata-se de um texto postado no blog Joselito Muller, que a cada dia colabora mais com assuntos para o Boatos.org.
Depois, quando pesquisamos qualquer assunto relacionado a ciclistas e comissão de emergência na OAB, temos zero resultados encontrados. Na página da OAB/RJ a única notícia minimamente relacionada com o assunto é a votação da Assembleia Legislativa do Rio sobre a proibição de portes de facas (e não dinheiro ou bicicletas).
Até a foto da notícia espalhada na internet é na realidade de outro evento – uma reunião dos presidentes do Conselho Federal da OAB e do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em fevereiro de 2015.
E para reforçar as provas já mencionadas, bom senso também ajudaria a resolver esse caso. Basta uma análise mínima para perceber o sarcasmo bem comum nos textos do blog em questão.
Por fim, apesar da triste criminalidade crescente no Rio de Janeiro, as bicicletas estão liberadas e na falta de qualquer solução efetiva, atenção e cuidado são essenciais.