Boato – A filha do sargento da Marinha, Patrícia, está desaparecida desde 15 de setembro. Por favor, vamos divulgar!
Você já deve ter ouvido falar várias vezes sobre a necessidade de checar as informações antes de compartilhar qualquer coisa na internet, embora a gente saiba que tragédias acontecem, é preciso desconfiar do que aparece na internet.
A gente sabe que tem uma porrada de gente que compartilha o conteúdo cheio de “boas intenções”. Mas, como diria minha avó: de boa intenção o inferno está cheio, e nessa de ajudar tem muita gente que acaba atrapalhando.
E esse é o caso de milhares de famílias que procuram notícias sobre seus familiares desaparecidos. Num dos casos mais recentes, o Facebook se tornou a central de apelo para encontrar a filha do sargento de Marinha. Confira:
*_ATENÇÃO !! Vamos divulgar a foto e o audio da filha do Sargento de Marinha que esta desaparecida desde de 15/09/2016 a partir das 16:00 hs, o nome dela é *_Patrícia_*. *_Por favor vamos ajudar a divulgar o máximo possível_* !!
Patrícia, filha do sargento da Marinha, está desaparecida?
Que essa é uma realidade triste, isso é inegável. Mas, nem tudo nessa história é real. Sem mais delongas, vamos entender o porquê dessa história não fazer nenhum sentido.
Primeiro, saiba que encontramos algo muito estranho nessa história: a localidade muda a cada vez que o post é compartilhado. Isso mesmo. O texto cita cidades como Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belneário Camboriú.
Isso não é o pior. O grande problema é que a menina da foto já passou pelas páginas do Boatos.org. Na história, a adolescente de 14 anos, Estela Pereira Calheiros, havia desaparecido da casa dos pais.
Mas, na verdade, o que aconteceu foi o seguinte: ela desapareceu em Belo Horizonte no dia 12 de setembro, e se chama Estela e não Patrícia como indica a publicação. Detalhe, a adolescente já foi encontrada.
Concluindo: a história de que Patrícia, filha do sargento da Marinha, está desaparecida é falsa. Tudo não passa de mais um desses boatos compartilhados na internet.