Boato – Segundo mensagem, empresa Pitú teria lançado uma versão sem álcool de sua famosa cachaça, a “Pitú Zero”
Introdução
Se você é do time dos que gostam de sair e beber, então, com certeza já deve ter ouvido falar da famosa cachaça Pitú. A empresa pernambucana é conhecida pela produção da aguardente e de produtos alcoólicos derivados da branquinha. A Pitú também é a maior exportadora de cachaça do Brasil.
E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, parece que a empresa Pitú quer expandir os seus negócios. Segundo uma história, a Pitú teria lançado uma cachaça sem álcool, chamada de Pitú Zero. “Pitú sem álcool! O FIM DO MUNDO ESTÁ PRÓXIMO. PITÚ SEM ÁLCOOL”, diz uma das mensagens.
Análise
A mensagem de hoje se espalhou rapidamente pela internet, em especial, no Facebook e em grupos de WhatsApp, causando espanto em muita gente.
Mas a própria publicação já deixa dúvidas sobre a veracidade da informação. Ela apresenta algumas características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista e a ausência de notícias sobre o assunto. Além disso, não é de hoje que o tema cachaça aparece aqui no Boatos.org. Já desmentimos duas histórias parecidas aqui e aqui.
Toda essa história suscitou muitas dúvidas. Destacamos três delas para serem respondidas: 1) A Pitú sem álcool foi realmente lançada? 2) De onde saiu a foto da “Pitú Zero”? 3) A empresa pretende lançar o produto?
Checagem
A Pitú sem álcool foi realmente lançada?
Não! Não existe qualquer menção ao produto na página oficial da empresa. Além disso, não existe nenhum anúncio por parte da Pitú sobre o lançamento de uma cachaça sem álcool. Se isso não fosse o suficiente, o próprio post original já denota que se trata de uma mentira.
De onde saiu a foto da Pitú “Zero”?
Quem acompanha a empresa nas redes sociais não deve estar surpreso com a aparição da “Pitú Zero”. Isso porque já se tornou uma tradição a empresa Pitú publicar a versão “Pitú Zero” no dia 1º de abril (dia da mentira). Desde 2014, a empresa publica a versão sem álcool de sua cachaça como uma forma de piada para enganar os mais desavisados e desatentos. Em 2022, inclusive, houve a parceria com um criador de conteúdos para divulgar a brincadeira. Mas tudo não passa disso: uma brincadeira saudável de 1º de abril.
Há planos da empresa de lançar o produto?
Ao que tudo indica, não. Não houve nenhum pronunciamento ou comunicado da empresa sobre o assunto. Além disso, em 2022, durante a promoção da pegadinha de 1º de abril, a própria empresa Pitú publicou em suas redes sociais que essa história “só podia ser pegadinha de 1º de Abril”.
Se isso não bastasse, para ser considerada cachaça, a bebida precisa ter um teor alcoólico entre 38% e 48% e deve ser feito a partir do caldo fresco da cana-de-açúcar. Apesar de existirem outras bebidas sem a adição do álcool, como cervejas e vinhos, ainda não há experimentos no setor da cachaça. Recentemente, o pesquisador britânico David Nutt e sua equipe conseguiram desenvolver um tipo de substância sintetizada, batizada de Alcarelle, que pode ser usada para a fabricação de bebidas sem álcool em breve. A Alcarelle simula os efeitos do álcool (como a desinibição e a alegria), mas não causa problemas de saúde como o álcool tradicional (como ressaca, problemas no fígado ou coração). Mas por enquanto, o produto segue sendo desenvolvido e aprimorado.
Conclusão
Fake news ❌
A história que aponta que a empresa Pitú teria lançado a “Pitú Zero”, uma versão sem álcool de sua cachaça, é falsa. Na realidade, a imagem surgiu de um post cômico feito pela empresa no dia 1º de abril. A empresa Pitú faz esse tipo de piada no dia da mentira desde 2014. Acontece que alguém desatento pegou a imagem e compartilhou a história sem nenhum contexto. Ao que tudo indica, a empresa Pitú não pretende lançar uma versão sem álcool da sua cachaça, até porque não existem iniciativas de produtos sem álcool no setor da cachaça.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | https://bit.ly/3vZsrnd |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | https://bit.ly/3ounmCN |
– Lista no Telegram | https://bit.ly/2VSlZwK |
– Siga-nos no TikTok | https://bit.ly/3yPELWj |
– Siga-nos no Kwai | http://bit.ly/3zGePPm |