Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > É falso que a PM do Amapá vá realizar uma Parada Gay

É falso que a PM do Amapá vá realizar uma Parada Gay

Polícia Militar (PM) do Amapá vai realizar Parada Gay, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Polícia Militar (PM) do Amapá vai realizar Parada Gay e lançou um ofício pedindo autorização.

Análise

O que não falta na internet é informação falsa de cunho homofóbico. Hoje, vamos falar de uma história que aponta para a Polícia Militar do Amapá.

Circula nas redes sociais um suposto ofício interno da Polícia Militar do Estado do Amapá (PMAP) convocando para a “1ª Parada Militar Gay” do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM). O documento sugere que o evento ocorreria no dia 31 de outubro de 2024, com um desfile da “tropa gay”. Leia a mensagem que circula online:

OFICIOS OFÍCIO INTERNO CIRCULAR 0003 /2024-2º BPM/PMAP Protocolo: 340101.0078.0383.0003/2024 Instituicao: POLICIA MILITAR DO ESTADO DO AMAPÁ / PMAP Município: MACAPÁ ASSUNTO: 1° PARADA MILITAR GAY DO 2° BPM

Cumprimentando-o respeitosamente, sirvo-me deste para convidar Vossas Senhorias, a prestigiarem a 1º Parada Militar Gay do 2º Batalhão de Polícia Militar, que será realizada no dia 31 de outubro de 2024 as 7h30, na pista asfáltica desta OPM, com a leitura da ordem do dia e demais peculiaridades previstas nos regulamentos castrenses, culminando com o desfile da tropa gay. Sem mais para o momento, reitero votos de estima consideração e apreço.

Checagem

Esse conteúdo viralizou rapidamente, gerando debates e reações. Por isso, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas questões. São elas: 1) É verdade que a Polícia Militar do Amapá vai organizar uma Parada Gay em seu 2º BPM? 2) O que mais depõe para que a Parada Gay da Polícia Militar do Amapá seja falsa? 3) Se a história relacionada à PM fosse real, haveria algum problema?

É verdade que a Polícia Militar do Amapá vai organizar uma Parada Gay em seu 2º BPM?

Não. Não há qualquer comunicação oficial da Polícia Militar do Estado do Amapá confirmando a realização de uma “Parada Militar Gay”. A PMAP possui canais oficiais para divulgar eventos e comunicados, e não há menção sobre esse suposto evento em nenhuma de suas plataformas ou publicações.

Ao buscar por qualquer informação sobre a Parada Gay no 2º BPM do Amapá, também nada encontramos. Ou seja: a informação brotou do nada na internet.

O que mais depõe para que a Parada Gay da Polícia Militar do Amapá seja falsa?

Além da ausência da informação em fontes confiáveis, há a questão do ofício. Primeiro, que seria pitoresco um ofício com este pedido. Segundo, que o formato do documento viralizado contém inconsistências.

Ele apresenta erros de formatação, como o uso inadequado da linguagem formal militar, além de termos que não seriam usados em documentos oficiais, como “tropa gay”. Em comunicações oficiais, as instituições militares seguem regras rígidas de formalidade e descrição.

Se a história relacionada à PM fosse real, haveria algum problema?

Não é função da Polícia Militar organizar solenidades e eventos, principalmente relacionados a grupos segmentados. A maior questão está neste sentido. Ou seja: nem seria uma questão de homofobia ou mesmo de valorização à comunidade LGBTQIAPN+. Trata-se de uma questões de competência que faria um ofício como este causar estranheza.

Conclusão

O suposto ofício que circula nas redes sociais sobre a “1ª Parada Militar Gay” do 2º BPM da PMAP é completamente falso. O documento contém erros de formatação, linguagem inadequada e não consta nada nas fontes citadas na mensagem em questão.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).