Atenção: se você entrou em maio de 2017, veja a versão nova do boato (em um site que pode roubar os seus dados).
Quem trabalhou entre 1998 e 2016 pode receber dois salários mínimos #boato
Boato – Se você trabalhou entre 1980 e 2016, pode receber até cinco salários mínimos por causa de um processo referente à correção do FGTS.
Não faz muito tempo que o Boatos.org desmentiu uma história que apontava que as pessoas com mais de dois anos de carteira assinada poderiam ganhar R$ 3.284 de abono. Hoje, voltamos para falar de outra história muito parecida que circula online.
Agora, um texto diz que todas as pessoas que trabalharam com carteira assinada entre os anos de 1980 a 2016 teriam direito a ganhar cinco salários mínimos. O motivo seria uma ação ganha na Justiça por causa da baixa correção do FGTS. Leia o texto que circula online:
Quem trabalhou com carteira assinada entre os anos de 1980 a 2016 terá direito a até cinco salários mínimos corrigidos, pagos através da caixa econômica federal. esse valor refere-se a uma decisão do supremo tribunal federal devido a correção dos índices do fgts que encontrava-se inferior ao da poupança determinado pelo banco central
Quem trabalhou entre 1980 e 2016 tem direito a 5 salários mínimos?
É claro que a história chamou atenção e está sendo bem compartilhada pelo WhatsApp. Mas, infelizmente, ela só ajuda a desinformar. Não é verdadeira. Vamos aos fatos.
Antes de tudo, vamos falar do texto em si. Como um boato “que se preze”, o texto não cita fontes, é vago e não foi publicado em nenhum grande site de notícias. Ou seja, tem todas as principais características de uma farsa online. Só isso já esclareceria a história, mas ela pegou tantos elementos que é melhor a gente explicar mais um pouquinho.
O primeiro ponto é em relação à correção do FGTS. É fato que há processos na Justiça relacionados à ela. Mas não são referentes a 1980-2016 e sim a 1999-2013, ano que em a TR (Taxa Referencial) começou a garantir rendimentos do FGTS menores do que a inflação. O pedido é que o FGTS passe a ser corrigidos pela inflação.
Em 2014, um grupo conseguiu ganhar o direito na Justiça, mas a Caixa recorreu e o processo segue. Desde então, há muitas pessoas entrando com processos para rever os valores e resultados diferentes saem deles. Sobre os cinco salários mínimos, o número é um “chute” porque depende de variáveis que só um contador poderia calcular.
Resumindo: há sim processos relacionados à correção do FGTS, mas eles não “garantem” cinco salários mínimos e tampouco são relativos ao período de 1980-2016. Essa história é boato. Porém, se você quer saber mais sobre as ações trabalhistas procure o seu sindicato ou a alguma Defensoria Pública. Se quiser, procure um advogado.
PS: Esse artigo foi uma sugestão do leitor JCCoelho. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.