Boato – A prefeitura do Recife instalou um novo radar que detecta a velocidade média dos veículos na Avenida Mascarenhas de Moraes.
Análise
No início de janeiro, uma história começou a deixar os moradores do Recife apreensivos. Nas redes sociais, principalmente no WhatsApp, começou a circular um áudio alarmante sobre a instalação de um novo radar na Avenida Mascarenhas de Moraes, na capital pernambucana.
A mensagem afirma que o radar detectaria a velocidade média dos veículos, aplicando multas automaticamente para quem ultrapassasse o limite de 60 km/h. Vamos ao conteúdo que viralizou:
RECIFE INSTALA NOVOS RADARES NAS NEM PRECISA. OS BURACOS JÁ REDUZEM A VELOCIDADE AUTOMATICAMENTE ATENÇÃO Toda a Mascarenha de Moraes (Imbiribeira) está com Speedo (medidor de velocidade contínua) regulado para velocidade máxima de 60 km/h Organizações Ve… Notas da Comun… Cuidado com a multa
Checagem
Esse tipo de informação desperta grande atenção dos motoristas e já se tornou uma recorrente entre boatos envolvendo radares e fiscalização. A seguir, respondemos às principais questões levantadas pelo boato sobre o radar na Avenida Mascarenhas de Moraes, no Recife: 1) Um radar que detecta a velocidade média foi instalado no Recife? 2) O que a Prefeitura do Recife falou do assunto? 3) Há outros fakes sobre um radar de velocidade média instalado?
Um radar que detecta a velocidade média foi instalado no Recife?
Não, isso é falso. A própria CTTU Recife desmentiu a instalação de qualquer equipamento de fiscalização diferente dos já existentes na Avenida Mascarenhas de Moraes. Não houve mudanças no tipo de fiscalização nem novos radares no local.
O que a Prefeitura do Recife falou do assunto?
A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) esclareceu, em nota oficial, que qualquer instalação de novos radares deve ser informada previamente à população, com sinalização e detalhes sobre os limites de velocidade. A velocidade máxima na Avenida Mascarenhas de Moraes permanece em 60 km/h, como já indicado pela sinalização atual. Leia:
CUIDADO COM FAKE NEWS! A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) informa que não foram colocados equipamentos de fiscalização eletrônica diferentes dos que já existem na Avenida Mascarenhas de Moraes. Por lei, a instalação de dispositivos de fiscalização de velocidade deve ser comunicada previamente à sociedade pelo poder público.
Além disso, deve haver sinalização indicando a presença dos dispositivos, bem como o limite de velocidade estabelecido para a via. A velocidade máxima permitida na Avenida Mascarenhas de Moraes é de 60 km/h, sendo obrigação de todos os condutores respeitar o limite para garantir a segurança viária de toda a população.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar acima da velocidade permitida é infração gravíssima, rendendo de 4 a 7 pontos na carteira de habilitação, com multa de acordo com o percentual de velocidade excedida.
Há outros fakes sobre um radar de velocidade média instalado?
Sim, boatos semelhantes já circularam em diferentes ocasiões. Entre as histórias falsas relacionadas, estão o suposto uso de cones como radares móveis, radares escondidos e radares dentro de carros, todas desmentidos pelo Boatos.org. Ou seja: o tema é batido e, provavelmente, vai aparecer em outro lugar do Brasil.
Conclusão
A afirmação de que um radar que detecta a velocidade média foi instalado na Avenida Mascarenhas de Moraes, em Recife, é completamente falsa. Tanto a CTTU quanto veículos especializados desmentiram esse fake, que é mais do que batido na web.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).