Confira a retrospectiva de 2024 das fake news
Boato – Túnel Marcello Alencar está com rachaduras por causa de vazamento da água do mar e vai desabar por conta disso. É uma tragédia anunciada no Rio de Janeiro.
Introdução
Boatos relacionados a elementos do cotidiano são alguns dos que mais viralizam na internet. Eles conseguem, inclusive, atravessarem o tempo e voltarem a circular. É o caso da história de hoje, que fala sobre o Túnel Marcello Alencar, localizado na região central do Rio de Janeiro.
Mensagens que estão se espalhando na Internet apontam para o que seria uma “tragédia anunciada”: o túnel estaria com um vazamento da água do mar e prestes a desabar. Leia uma das publicações:
TRAGÉDIA ANUNCIADA boa noite, Quem utiliza o túnel Marcelo Alencar, que liga o aeroporto Santos Dumont á rodoviária Novo Rio, as paredes do túnel, nesse mesmo sentido, estavam apenas minando, na semana passada. Agora a água do mar já escorre como um pequeno rio pela galeria. Fiquem atentos, catástrofe anunciado: Pessoal, fiquei preocupado com a notícia acima que recebi num grupo e acabei de ligar para um engenheiro que trabalha na área de fiscalização da Prefeitura!!!!!!
Trata-de de uma pessoa séria e excelente profissional, inclusive professor universitário, mas não trabalhou nessa obra. Ele me disse que já viu esse vazamento, percebeu que está aumentando rapidamente e que repassou esse problema para seis superiores, está MUITO preocupado pois são 40 metros de coluna de água, MUITO PESO, e que está evitando passar pelo túnel e me recomendou fazer o mesmo! Desculpem se não é pertinente a este grupo mas se sentiria culpado em não repassar para todos que conheço! EVITEM O TÚNEL MARCELO ALENCAR
Análise
Vimos a história se espalhar muito na internet agora em 2023. Vimos o texto, principalmente, circulando por meio de prints de um post do Facebook. Além de no Facebook, vimos a mensagem circulando em outras redes e aplicativos de mensagens como o WhatsApp.
O texto tem algumas características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem a veracidade da informação.
Além disso, não é de hoje que fake news sobre supostas “tragédias” se espalham na Internet. Já desmentimos, por exemplo, informações falsas sobre a ponte Rio-Niterói.
Na parte da checagem, vamos averiguar se, de fato, o túnel Marcello Alencar está prestes a cair por conta de um vazamento, vamos responder de há vazamentos no local e, ainda, vamos apontar desde quando a história em questão circula.
Checagem
O túnel Marcello Alencar está prestes a cair por conta de um vazamento?
Não. Ao buscar por qualquer alerta em fontes confiáveis sobre o assunto, nada encontramos sobre o túnel em questão estar prestes a desabar. Mais do isso, achamos desmentidos sobre o assunto.
Desde quando a história em questão circula?
A história circula, no mínimo, desde 2017. Na ocasião, o Boatos.org desmentiu a fake news. Autoridades apontaram que não havia qualquer tipo de risco do túnel desabar. Relembre o que foi dito em 2019 pela própria Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp):
A Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) repudia os boatos que espalham pânico e insegurança à população em relação ao Túnel Prefeito Marcello Alencar, o maior túnel rodoviário urbano do País. Boatos disseminados em maio de 2017 voltaram a circular nas redes sociais desde a semana passada. A companhia esclarece que o sistema de drenagem do túnel está em funcionamento. Com cisterna com capacidade útil para armazenar 390 mil litros de água, o que corresponde a 78 caminhões pipa (de 5 mil litros), é composto por quatro bombas, cada uma com capacidade de retirar 100 m³ de água por hora, o equivalente a 20 caminhões pipa (de 5 mil litros) por hora em cada bomba. Todo túnel subterrâneo, principalmente os próximos à costa, recebem contribuição do lençol freático. Isso é esperado e previsto em projeto. Quando há insurgência de água, o volume é conduzido pela rede drenagem até uma das cisternas e bombeado de volta ao mar. A companhia informa que a concessionária Porto Novo faz vistorias regulares e monitora os túneis 24 horas por câmeras ligadas a uma Central de Controle Operacional (CCO).
Em maio de 2017, foi registrado vazamento de pequeno porte no sistema de drenagem do túnel, mas a situação foi sanada no mesmo dia sem qualquer impacto sobre a circulação. Assista ao vídeo produzido à época com explicação do diretor de Operações da Cdurp, Luiz Lobo, sobre o sistema de drenagem no Túnel Marcello Alencar.
Há vazamentos no túnel Marcello Alencar agora em 2023?
O quadro de hoje continua igual. Aliás, na realidade, hoje não há sequer registro de vazamento (ao contrário de 2017, quando havia um vazamento, mas sem riscos). Ou seja: a situação do local está melhor ainda.
Conclusão
Fake news ❌
É falso que o túnel Marcello Alencar, no Rio de Janeiro, esteja prestes a cair por conta de um vazamento. Trata-se de uma fake news de 2017 que voltou a circular agora em 2023.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | https://bit.ly/3vZsrnd |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | https://bit.ly/3ounmCN |
– Lista no Telegram | https://bit.ly/2VSlZwK |
– Siga-nos no TikTok | https://bit.ly/3yPELWj |
– Siga-nos no Kwai | http://bit.ly/3zGePPm |