Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Fake news sobre “última saidinha de presos” volta a circular em novembro de 2024

Fake news sobre “última saidinha de presos” volta a circular em novembro de 2024

Última saidinha de presos começa hoje, vai até o dia 20 de novembro e devemos ter cuidado, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A última saidinha de presos começa hoje, vai até o dia 20 de novembro e devemos ter cuidado por ser a última chance de eles roubarem.

Análise

Neste ano, uma fake news tem sido um tanto quanto recorrente na internet. Sempre que há anúncio de saída temporária de presos, um velho alerta que fala sobre “os grandes perigos que estamos correndo” vem acompanhada de um “bônus”.

Na mensagem, é dito que “de hoje” até o dia 20 iria ocorrer a “última saidinha” de presos. Esse seria o motivo para eles irem “com tudo” para fugirem, roubarem e não voltarem. Leia a mensagem que circula online:

Atencao grupo, avisem suas familias a partir de hoje até o dia 20 , estejam atentos . Todas as policías pediram ontem na reuniao , andarem com os carros fechados , travados vidros levantados, evitar passear a pé com as crianças , não andar mostrando celular ! TEM 50 mil presos saindo da prisao ! A última saidinha dos bandidos / eles vao fazer miseria nas cidades !! Depois nao mais havera saidinhas ! Muitos nao vao voltar pra prisao ! Será uma,semana de agonia !! Fechem as casas! nao procurem sair sem necessidade ! Até o dia 20 !!!! nao é fake! é. Real !!!! tomem cuidado ao subir e descer do carro olhar por todos os lados. !! É o aviso de todas as policías e delegados na reuniao da conseg de ontem !! Repassem aos parentes e amigos !!!

Checagem

Não é de agora que estamos desmentindo este fake. Em junho deste ano, desmentimos o mesmo texto. Vamos fazer a checagem, de novo, respondendo às seguintes perguntas (que são as mesmas de junho e terão algumas respostas idênticas): 1) Haverá uma saidinha de 50 mil presos nos próximos dias até o dia 20 de novembro? 2) Essa será a última saidinha de presos da história? 3) O alerta em questão é válido?

Haverá uma saidinha de 50 mil presos nos próximos dias até o dia 20 de novembro?

Não encontramos nada muito relevante sobre uma grande saída temporária de presos (ao contrário do texto de junho, quando havia uma saidinha prevista). Pelo que tudo aponta, há saídas pontuais em alguns estados. Porém, nada muito relevante.

Essa será a última saidinha de presos da história?

Nos estados que têm saída temporária de presos em novembro de 2024, temos uma notícia: não será a última. Para explicar, vale recuperar o que escrevemos em junho deste ano:

Isso não está batido. De um lado, temos a lei que proíbe a saída temporária de presos. Porém, há um detalhe: algumas correntes do direito apontam que a proibição não vale para pessoas que foram condenadas antes da aprovação da nova lei. Neste sentido, temos um vácuo jurídico que fez, por exemplo, a Secretaria de Segurança Pública aprovar a saidinha de junho de 2024.

De acordo com esta matéria, a própria SSP-SP apontou que não sabe se haverá outras as outras saídas temporárias que estavam previstas para este ano. Neste sentido, ainda será preciso saber a premissa que vai valer.

O alerta em questão é válido?

Vamos também relembrar o que escrevemos em junho: “O alerta é, assim como em outros casos, exagerado. Não temos nenhum comunicado oficial que aponte para este alerta. Na realidade, se trata de uma corrente de WhatsApp que serve mais para generalizar que todos que saem temporariamente o fazem para realizar assaltos do que apresentar dados concretos”.

Vale adicionar que há algo pior em novembro: a mensagem fala de uma saída temporária em um volume que sequer existe.

Conclusão

Nem haverá uma saída significante de presos em novembro de 2024 nem as “saidinhas” serão as últimas (pelo menos não está batido isso). A corrente que está circulando é mais uma fake news que circula online.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).