Você está em: Página Inicial > Ciência > História que fala que o telescópio James Webb detectou uma nave especial vindo em direção à Terra não tem qualquer fundamento

Telescópio James Webb detectou nave gigante que está vindo em direção à Terra, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O telescópio James Webb detectou uma nave gigante que está vindo em direção à Terra.

Análise

O filme “Não Olhe para Cima” (uma ironia contra o negacionismo que se utilizou de uma metáfora com um meteoro que chegaria à Terra) gerou reflexão, mas também deu combustível aos mesmos negacionistas.

Neste sentido, alguns teóricos da conspiração estão falando que “agora vai” (ou que agora vem). Mensagens apontam que o telescópio espacial James Webb teria detectado um “objeto gigantesco” vindo para a Terra. Em outros casos, começou a ser dito que o objeto seria uma nave espacial.

Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos

“Telescópio espacial James Webb detectou suposta nave gigantesca vindo em direção ao planeta Terra”, diz a mensagem que circula online.

Checagem

O conteúdo não demorou para viralizar na internet com todas as forças. Por isso, estamos aqui para realizar a checagem do conteúdo respondendo a algumas questões. São elas: 1) É verdade que o telescópio espacial James Webb detectou uma nave espacial gigantesca vindo para a Terra? 2) É verdade que o telescópio James Webb detectou um objeto gigante que vai chegar na Terra? 3) Há alguma chance de uma nave espacial ou um objeto gigante chegarem à Terra em 10 anos?

Não. Para além de canais conspiracionistas ou que buscam cliques na internet, não há nada que aponte para a tal “descoberta” da Nasa por meio do telescópio James Webb. Muito menos, uma nave especial.

A história poderia ser um “exagero” de uma descoberta de um “objeto” descoberto pelo James Webb. Na página oficial, há descobertas recente como uma ligação com estrelas perdidas. Não consta em nenhuma fonte confiável qualquer informação sobre objetos que virão para a Terra. Mais uma vez, temos uma invenção.

Chance pode haver, mas é improvável que um objeto gigante vá chegar à Terra “do nada” em 10 anos. Na realidade, estudos são realizados para que este tipo de evento não ocorra por aí (como estes testes do projeto para destruir um asteroide com uma nave espacial).

Conclusão

É falso que o telescópio James Webb tenha descoberto uma nave espacial que vai chegar à Terra em 10 anos. Também não há qualquer comprovação sobre “objeto gigante” que vá chegar por aqui. No fim, trata-se de uma fake news sensacionalista que circula online.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).