Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Hoax – Ladrões estão pichando símbolos em casas para facilitar assaltos

Hoax – Ladrões estão pichando símbolos em casas para facilitar assaltos

Foto no Facebook mostra texto que aponta para símbolos usados por ladrões
Foto no Facebook mostra texto que aponta para símbolos usados por ladrões

Boato – Aviso “importante principalmente para os que moram em casa” aponta que Símbolos como [b]^, ->, V, ?, 7 e ?+ estariam sendo pintados em casas para bandidos realizarem assaltos.

Este é mais um caso de lenda urbana que acaba ganhando força justamente por ter “acontecido” em algum lugar que não sabemos. Normalmente, esses alertas estão ligados a dicas de segurança. A mensagem de hoje é, como a grande maioria, antiga e reciclada de tempos em tempos.

Uma foto está circulando no Facebook com força desde o final de 2012. Na imagem há um texto que avisa que ladrões estão usando símbolos para marcar casas de potenciais vítimas. A mensagem é a seguinte:

Repassando: nunca é demais termos cuidado

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Atenção! Aviso importante principalmente para os que moram em casa:

SE ALGUM DIA ENCONTRAR PINTADO EM SEU MURO OU PORTÃO QUALQUER UM DOS SÍMBOLOS ABAIXO, RETIRE-O IMEDIATAMENTE, POIS SÃO UTILIZADOS POR GRUPOS DE ASSALTANTES QUE, ASSIM, SE COMUNICAM

[b]^ = Facil de assaltar pela manhã

-> = Facil de assaltar pela tarde

V = Facil de assaltar pela noite

? = Estão fora, mas há dificuldade

7 = Casa vazia em julho

?+ = idoso sozinho todo dia

DIVULGUE PARA TODOS OS SEUS CONHECIDOS

O texto tem as características de hoax que sempre citamos aqui no Boatos.org: Erros de português, excesso de letras maiúsculas para dar “dramaticidade” no texto, pedidos de divulgação e compartilhamento e falta de fontes.

Não é dito de onde vem essa história. Procurando na internet, é possível achar alguns registros superficiais sobre o assunto como no site “Camaçari Notícias”. Porém, nenhuma matéria de caso de residência que foi “pichada e roubada” com os símbolos descritos foi encontrada.

Foi possível encontrar conteúdo que dão conta de símbolos que precediam assaltos. Essa matéria do Agora fala sobre o procedimento em São Paulo, mas não diz quais são os símbolos. Já essa do SBT fala sobre pichações em casas de policiais que estariam “marcados para morrer”.

Ou seja. É possível que ladrões estejam utilizando pichações para marcar casas (o que parece ser muito arriscado para quem tem a discrição como uma arma). Mas é improvável que os símbolos citados nessa mensagem façam parte de uma codificação usada por meliantes. A não ser que eles procurem na internet sobre algumas sugestões de códigos para marcar em casas.