Boato – O ator Marcos Palmeira morreu aos 60 anos de idade e a notícia chocou os artistas.
Análise
Nos últimos dias, vimos novas fake news relacionadas a morte de pessoas famosas circulando na internet. A última, que se espalhou no Facebook e tinha um link para um site, falava do ator Marcos Palmeira.
Mensagens afirmam que o ator Marcos Palmeira, de 60 anos, teria falecido, com famosos e fãs lamentando sua morte. “Morre nosso querido ator Marcos Palmeira, aos 60 anos; fãs e famosos lamentam sua partid… ver mais”, diz a mensagem publicada em redes sociais.
Checagem
A história angariou muitos cliques e compartilhamentos em redes sociais. Por isso, estamos aqui para realizar a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) O ator Marcos Palmeira morreu? 2) Como está Marcos Palmeira no momento? 3) Quais são outras fake news similares a esta?
O ator Marcos Palmeira morreu?
Não. A notícia de que Marcos Palmeira faleceu é falsa. O ator está vivo e não há informações em fontes oficiais ou confiáveis confirmando sua morte. A “estória” surgiu em uma página que vive espalhando fake news de mortes na internet.
Mais do isso: o link que há na postagem aponta para uma notícia que não tem qualquer relação com a “morte” de Marcos Palmeira.
Como está Marcos Palmeira no momento?
Marcos Palmeira continua ativo, tanto na vida pessoal quanto profissional. Ele recentemente concluiu trabalhos na televisão e é frequentemente visto comentando sobre causas ambientais, das quais é entusiasta. No Instagram dele, há publicações recentes e, claro, nada de morte.
Quais são outras fake news similares a esta?
Como falamos, histórias falsas com a mesma dinâmica têm sido comuns na internet. A mais recente falava sobre a morte de Jean-Claude Van Damme em um acidente de carro. Há, ainda, fakes recentes sobre Daniel, Leonardo e outros.
Conclusão
A informação sobre a morte de Marcos Palmeira é falsa. A fake se espalhou com o objetivo de gerar cliques para um site que nada tinha sobre o assunto. O ator está bem e vivo.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).