Boato – Caetano Veloso gritou “Viva o Hamas” após estender bandeira da Palestina durante show em Porto Alegre.
Análise
Muitas pessoas de caráter conservador têm tecido críticas ao cantor e compositor Caetano Veloso após ele ter estendido a bandeira da Palestina durante um show no auditório Araújo Viana, em Porto Alegre.
Algumas destas pessoas estão apontando que ele foi, digamos, além disso. Ele teria gritado “Viva o Hamas” após ter realizado o ato. Leia uma das mensagens que circula online e veja o vídeo:
Caetano Veloso em show, ontem (2/3), no auditório Araújo Viana, em Porto Alegre: ” Viva o Hamas ! ” decrepito,imoral , senil e em fim de carreira . É triste e melancolico o fim de carreira dessa imundicie.
Checagem
Como tem sido gerada muita polêmica a partir do caso, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas questões. São elas: 1) Qual é o contexto do vídeo de Caetano Veloso estendendo a bandeira da Palestina em um show? 2) Caetano Veloso gritou “Viva o Hamas” durante um show em Porto Alegre? 3) Qual é o posicionamento do cantor sobre a questão da Palestina, Israel e Hamas?
Qual é o contexto do vídeo de Caetano Veloso estendendo a bandeira da Palestina em um show?
No dia 2 de março de 2024, Caetano Veloso realizou um show no Rio Grande do Sul. Durante a apresentação, ele pegou uma bandeira e estendeu no chão do palco. A ação foi, de acordo com esta matéria, um ato de desagravo aos ataques de Israel ao país.
Caetano Veloso gritou “Viva o Hamas” durante um show em Porto Alegre?
Não. Em nenhum momento no show ou durante a ação, Caetano Veloso gritou “Viva o Hamas” ou fez qualquer gesto de apoio ao grupo terrorista enquanto estendeu a bandeira.
Qual é o posicionamento do cantor sobre a questão da Palestina, Israel e Hamas?
Caetano Veloso já se posicionou contrário à criação do estado da Palestina em algumas vezes (como em um artigo para a Folha de S.Paulo em 2015). Porém, ele ressaltou que não apoia o Hamas e atos terroristas.
Conclusão
Fake news ❌
É falso que Caetano Veloso tenha gritado “Viva o Hamas” enquanto estendeu a bandeira da Palestina em um show. Além de o vídeo desdizer as mensagens, ele já apontou que não apoia o grupo terrorista.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).