Boato – O texto com o título “Sou feita de retalhos” é de autoria da poetiza Cora Coralina.
Análise
Já há alguns anos circula na internet um texto um tanto quanto interessante. Com o título “Sou feita de retalhos”, o texto fala de pedacinhos coloridos da vida que formam uma pessoa. Muito legal, não?
Sim, a questão é a seguinte: o texto também está viralizando porque está sendo atribuído à poetiza Cora Coralina. Leia uma das versões da história que circula na internet:
“SOU FEITA DE RETALHOS” Texto de Cora Coralina “Sou feita de retalhos, pedacinhos coloridos de cada vida, que passa pela minha e que vou costurando na alma. Nem sempre bonitos, nem sempre felizes, mas que me acrescentam e me fazem ser quem eu sou. E penso que é assim mesmo que a vida se faz: de pedaços de outras gentes que se vão tornando parte da gente também. Em cada encontro, em cada contacto, vou ficando maior…
Em cada retalho uma vida, uma lição, um carinho, uma saudade… Que me tornam mais pessoa, mais humana, mais completa. E a melhor parte é que nunca estaremos prontos, finalizados… Haverá sempre um retalho novo para adicionar à alma. Portanto, obrigada a cada um de vocês, por fazerem parte da minha vida e de me permitem engrandecer a minha história com os retalhos deixados em mim.”
Checagem
Como falamos, o texto é interessante e até merece ser compartilhado. O grande problema está na autoria. Ao contrário do que apontam as histórias, o conteúdo não é de autoria de Cora Coralina. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) Quem é Cora Coralina? 2) O texto “Sou feita de retalhos” é de autoria de Cora Coralina? 3) Quem é a autora do texto “Sou feita de retalhos”?
Quem é Cora Coralina?
Cora Coralina, pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, foi uma poetisa e contista brasileira nascida em 1889 na cidade de Goiás. Embora tenha começado a escrever jovem, só publicou seu primeiro livro aos 76 anos. Sua obra é marcada por uma linguagem simples e poética, abordando o cotidiano do interior brasileiro, a vida humilde, e a força das mulheres. Além de escritora, Cora trabalhou como doceira por grande parte de sua vida, e sua poesia reflete a sabedoria e as experiências de uma vida ligada à terra e ao povo. É considerada uma das grandes vozes da literatura brasileira, valorizada pela sensibilidade e profundidade de seus versos.
O texto “Sou feita de retalhos” é de autoria de Cora Coralina?
Não consta em nenhuma fonte confiável a informação de que Cora Coralina seja autora do texto em questão. De sua morte até o boom das redes sociais, nada se viu sobre a tal publicação. Mais do que isso, há uma outra autora do texto.
Quem é a autora do texto “Sou feita de retalhos”?
Na realidade, o texto em questão é de autoria da pedagoga e também poetiza Cris Pizzimenti. Antes de a autoria ser atribuída a Cora Coralina, o texto era assinado pela pessoa correta.
Conclusão
É falso que o texto “Sou feita de retalhos” seja de autoria de Cora Coralina. Não consta o texto na biografia da poetiza e o conteúdo é, na realidade, de outra pessoa.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).