Boato – O jornalista Glenn Greenwald divulgou uma conversa entre Alexandre de Moraes e um engenheiro da Oracle que prova a fraude nas eleições de 2022.
Análise
Em meio às polêmicas relacionadas a Alexandre de Moraes, Elon Musk e outras figuras, tem circulando na internet o que seria a “prova” de que o ministro do STF ordenou a fraude nas eleições de 2022.
Mensagens são conta que Glenn Greenwald teria revelado um diálogo entre Alexandre de Moraes e um “engenheiro da Oracle” durante as eleições daquele ano. O intuito seria fraudar as eleições. Leia uma das mensagens que estão circulando na internet:
SAIU AGORA ÀS 18:30 NO TELEGRAM AS CONVERSAS DO CARECA NO GRUPO DE WATTS NAS ELEIÇÕES DE 2022… Revelações Divinas e Soberanas: Mais de 90 horas de conversas cabeludas entre “M” e integrantes do sistema de apuração das eleições durante a eleição de 2022 foram distribuídas para várias pessoas importantes do Brasil e dos EUA, prometendo vir à tona.
Dentre estas conversas, está uma especial, entre “M” e um Engenheiro de Sistemas brasileiro da ORACLE e algumas outras personalidades. Nas conversas, toda a trama da “F” é exposta: como “M” conduziu o processo no primeiro e no segundo turnos, quais foram as ordens dadas por “M” para o engenheiro e quem financiou a operação bilionária da fraude eleitoral.
ANTES DA PRIMEIRA PARCIAL – 1º TURNO – 15h: “- Não pode ser no primeiro turno, não, viu? Tem que ser vitórias apertadas nos dois turnos. E o maldito não pode sair na frente. É muito importante isso, porque vai ser corroborado pelas pesquisas.” “- Fica tranquilo, Ministro. O troço vai dar conta. Está bem calculado.”
APÓS A TERCEIRA PARCIAL – 1º TURNO – 16h: “- Pô, esse teu troço (algoritmo) está errado. O cara tá disparado na frente.” “- Calma, Ministro. O troço tem que ter um histórico para se recalcular.” “- Calma? Do jeito que a coisa vai, ele vai ganhar no primeiro turno.” “- Fica tranquilo. Estou acompanhando de perto todos os dados que o senhor tem me passado. O algoritmo vai agir após às 17h, quando teremos dados mais confiáveis para alterações. O cara teve muitos votos mesmo.”
APÓS A QUARTA PARCIAL – 1º TURNO – 17:30h: “- Viramos. Parabéns. Trabalho excelente. Vou pedir para triplicar sua grana.” “- Obrigado, Ministro. Ainda teremos o segundo turno e minha grana tem que ser pelo menos três vezes mais a do primeiro.” “- Não esquenta. Já estou tratando disso pessoalmente com o pessoal.” “- Só que desta vez, quero numa conta no exterior, em dólares.” “- Fica tranquilo.” “- Mais um pedido. Não quero que venha direto da CIA ou do FBI e nem da ORACLE como veio neste 1º. Isso pode me comprometer.”
APÓS O ENCERRAMENTO DA VOTAÇÃO NO PRIMEIRO TURNO. MORAES E LULLA: “- Boa tarde, presidente. Satisfeito com o resultado?” “- Pensei que vocês não iriam conseguir.” “- Fica tranquilo. O senhor vai voltar. Deu trabalho porque o infeliz teve muitos votos. Até eu cheguei a pensar que não conseguiríamos. Mas tudo foi ajustado.” “- O que vocês fizeram é um escândalo. Um roubo descarado. Essa p**** vai dar merda.” “- Não se preocupe, meu presidente. Se alguém reclamar dos resultados, nós vamos meter em cana.” “- Meu Deus do céu, vocês estão loucos.”
Ligação encerrada.
CONVERSA ENTRE DOIS ILUSTRES – NO INÍCIO DA CAMPANHA ELEITORAL DO SEGUNDO TURNO: “- Nós temos que impedir o canalha de expor as falcatruas do presidente.” “- Com certeza. Já estamos com tudo preparado na Casa. Tudo que ele falar sobre o presidente, nós vamos bloquear.” “- Tem que calar não só ele, mas todo mundo que for contra.” “- Tivemos um trabalho do c**** de tirá-lo da cadeia e colocá-lo na disputa. Sofremos desgastes sérios com isso. Se o desgraçado voltar, ele vai voltar com força e vai f**** com todos nós.” “- Ele não vai voltar. Eu garanto.”
“- Boa tarde, ministro. O que o senhor manda?” “- Queria lhe agradecer pelo seu excelente trabalho.” “- Ministro, só um detalhe: ele venceu a eleição no primeiro turno com 51,9% dos votos. É só para que o senhor reconheça meu esforço.” “- Sem dúvidas. Você será regiamente recompensado.” “- Ainda não caiu nada na minha conta.”
APÓS A QUARTA PARCIAL – 1º TURNO – 17:30h: “- Viramos. Parabéns. Trabalho excelente. Vou pedir para triplicar sua grana.” “- Obrigado, Ministro. Ainda teremos o segundo turno e minha grana tem que ser pelo menos três vezes mais a do primeiro.” “- Não esquenta. Já estou tratando disso pessoalmente com o pessoal.” “- Só que desta vez, quero numa conta no exterior, em dólares.” “- Fica tranquilo.” “- Mais um pedido. Não quero que venha direto da CIA ou do FBI e nem da ORACLE como veio neste 1º. Isso pode me comprometer.”
Checagem
O diálogo é impactante e as acusações são graves. Só que, assim como tantos outros casos, a história não passa de uma fake news. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes perguntas: 1) É verdade que Glenn Greenwald revelou o diálogo entre Alexandre de Moraes e um engenheiro da Oracle? 2) Houve o tal diálogo entre o engenheiro da Oracle e Alexandre de Moraes? 3) Há provas de fraude durante as eleições de 2022?
É verdade que Glenn Greenwald revelou o diálogo entre Alexandre de Moraes e um engenheiro da Oracle?
Não. Apesar de Glenn Greenwald ter publicado diversas reportagens sobre diálogos relacionados ao ministro do STF, não consta nenhum diálogo entre Alexandre de Moraes e o tal engenheiro da Oracle nelas. Vale apontar, ainda, que o tal diálogo também não consta no site Twitter Files (criado para abordar o caso Alexandre de Moraes x Elon Musk).
Houve o tal diálogo entre o engenheiro da Oracle e Alexandre de Moraes?
Tudo (mas tudo mesmo) indica que não. Além de não constar em nenhuma fonte confiável a tal história, ela se baseia em tantas outras informações falsas. A principal delas é que houve um conluio para fazer com que a eleição presidencial de 2022 fosse fraudada a favor de Lula.
Há provas de fraude durante as eleições de 2022?
Não. Todas as acusações relacionadas ao pleito de 2022 (inclusive de urnas eletrônicas) não passam de retórica política para inflamar simpatizantes de Bolsonaro. Não consta nenhuma evidência de que houve fraude nas eleições de 2022. O que há é um número sem fim de fake news relacionadas ao assunto.
Conclusão
Nunca houve o tal diálogo entre Alexandre de Moraes e o “engenheiro da Oracle”. Como a “conversa incriminatória” não passa de devaneio, é claro que ela não foi revelada por Glenn Greenwald, Elon Musk ou outra pessoa do tipo. Trata-se de mais uma fake news que circula na internet.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).